Pró-reitor de Pessoal fala sobre acordo entre Reitoria e Sintufrj

Gambine esclareceu que os pontos acordados ainda passarão por discussões antes de serem efetivamente implementados. Alguns deles, no entanto, já estão em andamento, como as cláusulas que versam sobre a capacitação dos servidores e de prevenção ao assédio moral. “Existe uma proposta de resolução em tramitação na Comissão de Legislação e Normas do Consuni (Conselho Universitário). Para implementá-la, será preciso criar um setor de profissionais qualificados na área, que deverá ser composto não apenas por integrantes da Administração Central, como do sindicato. A ideia é que essa comissão recepcione as denúncias de assédio e tenha condições de atender os trabalhadores adequadamente, no que diz respeito à saúde, movimentação e outras questões”, afirmou.

Outro ponto abordado pelo pró-reitor é a Cláusula Segunda, que atende às demandas do Sintufrj quanto à jornada de 30 horas semanais. Segundo Gambine, há pontos ainda divergentes entre o entendimento da Administração Central e o do sindicato. “"Estamos dispostos a dialogar, mas a jornada de 30 horas exige turno ininterrupto, controle de entrada e saída, ampliação do horário de funcionamento do local de trabalho e organização das atividades de acordo com essa nova realidade. Será criado um grupo de trabalho para discutir a questão, com representantes do SINTUFRJ e a PR 4, mas, por enquanto, não há nada decidido e nem autorização para adoção de jornada diferente das 40 horas.", disse, em referência à Nota Oficial da Reitoria sobre a jornada de 30 horas semanais.

Leia também: "Reitor assina termo de compromisso com servidores da UFRJ".