Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Conselho do CFCH: terceirização na UFRJ é “inaceitável”

O tema foi discutido durante o expediente da sessão do Conselho e todos os diretores de unidades do CFCH relataram problemas quanto à prestação desses serviços. Desde o final de 2014, os funcionários das empresas contratadas não recebem pagamento. Com isso, os serviços de limpeza, portaria, almoxarifado e outros contratados via terceirização, não estão sendo realizados, ou sendo feitos de forma precária. Os casos mais graves ocorreram no Colégio de Aplicação (CAp) e Escola de Educação Infantil, que precisaram adiar o calendário letivo devido à falta de pagamento dos funcionários das empresas terceirizadas. O mesmo pode acontecer em outras unidades, caso a situação não seja normalizada.

Segundo a professora Andréa Teixeira, diretora da Escola de Serviço Social (ESS), “não há condições de manter as salas do prédio anexo abertas durante todo o dia sem o serviço de limpeza”. A diretora da Faculdade de Educação (FE), Ana Maria Monteiro, relatou preocupação devido à visita da equipe do Ministério da Educação (MEC), agendada para a próxima semana. “Os funcionários que trabalharam antes do carnaval foram muito dedicados. No entanto, as aulas estão marcadas para começar no dia 2 e se não houver limpeza não poderemos abrir. E o que eu vou dizer para o MEC?”, indagou.

“A terceirização foi alardeada como a grande solução, mas não é o que estamos vendo. Ela só precariza as atividades da UFRJ”, disse a decana Lilia Guimarães Pougy. “Houve pouco investimento na Praia Vermelha e no Largo de São Francisco. Nem as unidades que optaram pela transferência para a Cidade Universitária (como a Faculdade de Educação) estão com espaço digno de funcionamento”, completou a decana.

O professor Marco Aurélio Santana, diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), sugeriu a redação da nota, reivindicando a melhoria dos serviços e o fim da precarização da mão-de-obra dos trabalhadores dessas empresas. “Não vejo nenhuma das candidaturas à Reitoria comprometida com o fim da terceirização. A UFRJ tem que tomar providências. O CFCH precisa se posicionar duramente a respeito. O que nós podemos fazer? Os trabalhadores são mantidos em condições quase análogas à escravidão”, enfatizou.

Para ler a nota na íntegra clique aqui.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla