CFCH repudia projeto de lei que restringe concessão de bolsas da Faperj

Clique aqui para ler a moção

Outra moção aprovada durante a sessão foi o apoio à criação do GT de Ciências Humanas e Sociais em defesa das particularidades das pesquisas na área das Ciências Humanas e Sociais, proposta pela Egrégia Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS). De acordo com a nota, as pesquisas científicas na área das Ciências Humanas “não vêm sendo contempladas nas regras biomédicas e bioéticas dirigidas a área da saúde”.

Clique aqui para ler a moção

Confira outras deliberações do Conselho na última sessão:

Proinfra 2014

Durante o expediente, a professora Lilia Guimarães Pougy, decana do CFCH, lembrou aos diretores de unidade sobre a importância de submissão de projetos ao Proinfra 2014. O programa concede bolsas de infraestrutura para projetos de pós-graduação. O prazo máximo para envio ao Conselho Universitário é 25 de março. “Apesar do prazo curto é muito importante este Centro ter projetos inscritos”, afirmou a decana.

Superintendente Acadêmica

A professora Ludmila Fontenele Cavalcanti foi oficialmente apresentada como nova superintendente acadêmica do CFCH. De acordo com Lilia Pougy, ela será responsável “pela articulação entre as Coordenações de Integração Acadêmica de Graduação, Pós-Graduação e Extensão”.

Comissões Permanentes

Como primeiro ponto de pauta da sessão, foram eleitos os representantes para as Comissões Permanentes do Conselho de Coordenação do CFCH. São eles: Comissão de Planejamento e Finanças: Alessandra Sarkis (diretora da Escola de Educação Infantil), Marco Aurélio Santana (diretor do IFCS), Sheila Lima de Moura (representante titular dos servidores técnico-administrativos) e Rosa Pedro (diretora do Instituto de Psicologia); Comissão de Pessoal: Amaury Fernandes (diretor da Escola de Comunicação), Fábio Lessa (diretor do Instituto de História), Ulisses Dias da Silva (representante dos professores do Colégio de Aplicação) e Vantuil Pereira (diretor do Nepp-DH); Comissão Acadêmica: Ana Maria Monteiro (diretora da Faculdade de Educação), Andréa Teixeira (diretora da Escola de Serviço Social), Adriano Cícero Rabello (representante titular dos servidores técnico-administrativos) e Maria Luiza Rocha (diretora do CAp-UFRJ).

Reconhecimento de Saberes e Competências

Os conselheiros aprovaram por unanimidade o parecer do relator, professor Roberto Leher, sobre a versão final da proposta de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), relativo aos professores da classe da Educação Básica Técnica e Tecnológica (EBBT). A versão homologada contém recomendações discutidas em três sessões do Conselho de Coordenação e foi aprovada durante a 762ª reunião ordinária, realizada no dia 3 de novembro de 2014

Edital de apoio a eventos

Os conselheiros decidiram por unanimidade que a distribuição dos R$ 142 mil para apoio a eventos no primeiro semestre ficará a cargo da recém-eleita Comissão de Planejamento e Finanças do CFCH. A comissão se reunirá e levará os pareceres para discussão na próxima sessão do conselho.

Convênios

Foram aprovados também a criação de dois convênios entre a UFRJ e universidades estrangeiras. O primeiro com a Universidade de Nápoles Frederico II, na Itália, que tem como unidade interessada a Faculdade de Educação. O segundo é o Acordo de Cooperação Acadêmica com a Universidade de Paris 8, cujo interessado é o Instituto de Psicologia. Ambos os processos tiveram relatoria da professora Maria Luiza Rocha.

Concurso para professores do CAp

Foi apresentado pela professora Maria Luiza Rocha, diretora do Colégio de Aplicação (CAp), a proposta do edital para o preenchimento de vagas para professores EBTT para a unidade. Serão 10 vagas em disputa. Ainda não há previsão para o lançamento do edital. Os novos contratados somar-se-ão aos demais sete aprovados no último concurso e que devem tomar posse nos próximos meses.

Novos professores da Faculdade de Educação

O conselho também aprovou ad referendum o pedido para contratação de professores substitutos para a Faculdade de Educação (FE). No total, serão cinco vagas a serem preenchidas.