Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Decania do CFCH homenageia a professora Fany Tchaicovsky

 

Foto: Acervo pessoal

Descendente de imigrantes russos, Fany formou-se em Matemática pela UFRJ em 1944, com apenas 20 anos. Dois anos depois, completou a segunda graduação, desta vez em Física. Tudo isso em uma época em que era rara a presença de mulheres nas universidades. Concluiu Mestrado em Especialização em Orientação Educacional em Nível pela City University of New York (1953) e Doutorado em Educação pela UFRJ (1976). Dedicou a vida à formação de jovens, trabalhando na Petrobras, Senai e outras empresas, sempre com a preocupação em instruir as futuras gerações. Recentemente, concluiu o Pós-doutorado na Universidade de Haifa, em Israel.

Seção de Arquivo do CFCH

Responsável pelo projeto “Falas Acadêmicas”, a arquivista Jacilene Alves Brejo, da Seção de Arquivo da Decania do CFCH, trabalha justamente no sentido de garantir o acesso deste material para os jovens, justamente, a principal preocupação da professora Fany. “Este é um projeto destinado à inclusão e difusão de uma fonte arquivística universitária desconhecida da comunidade acadêmica, que são os arquivos pessoais dos professores universitários”, afirma Jacilene. 

Ainda em fase de levantamento, o trabalho estará disponível em breve na Base Catavento do CFCH, que poderá ser acessado por toda a comunidade universitária, através do site do CFCH.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla