No entanto, os diretores apontaram problemas ainda a serem solucionados. Andréa Teixeira, da Escola de Serviço Social (ESS), relatou a falta de material de limpeza na unidade. Marco Aurélio Santana, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), informou sobre o término do contrato com a empresa prestadora de serviço de Portaria no campus do Largo de São Francisco, onde também funciona o Instituto de História (IH). Amaury Fernandes, diretor da Escola de Comunicação (ECO), relatou que alguns funcionários estavam sendo pressionados a voltar ao trabalho pelo encarregado da empresa terceirizada, sem que os pagamentos estivessem plenamente regularizados. Fernandes informou também sobre o encerramento de contrato com a empresa prestadora de serviço de Portaria, desde dezembro passado. “Sem porteiro não tenho como abrir a CPM (Central de Produção Multimídia), onde estão equipamentos de áudio e vídeo. Fizemos uma 'vaquinha' para pagar os porteiros no ano passado, mas agora não temos mais condições para isso”, afirmou.
Faculdade de Educação é nota 5 no MEC/INEP
Maria Luiza Rocha, do Colégio de Aplicação (CAp), informou sobre a falta de pessoal de limpeza, portaria e almoxarifado. Apesar disso, a previsão é que com a regularização dos pagamentos, as aulas retornem nesta segunda-feira (16/03). Ana Maria Monteiro, da Faculdade de Educação (FE), também relatou a carência de porteiros. “Nossos funcionários estão se desdobrando para manter a Faculdade funcionando”, disse. Em meio à crise enfrentada na universidade, Ana Maria informou o resultado da avaliação trienal (2012/2014) do Ministério da Educação (MEC)/INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira) sobre o curso de graduação em Pedagogia, após visita de avaliadores à unidade nos dias 5 e 6 de março. “Apesar dos problemas infraestruturais que enfrentamos, devido às condições do Palácio Universitário, ficamos com a nota 5 (nota máxima). O mesmo conceito concedido pela Capes à nossa Pós-Graduação (triênio 2010-2012)”, comemorou.
Marco Aurélio Santana enfatizou a importância de o CFCH promover discussões e atos públicos de forma a refletir quanto à terceirização na UFRJ. “Temos que instituir debates nos fóruns da universidade sobre essa política”, afirmou. A professora Lilia Pougy, decana do CFCH, lembrou que houve manifestações dos decanos no Conselho Universitário (Consuni) e no Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) neste sentido e sugeriu a abertura de concurso para contratação de profissionais de limpeza, portaria e almoxarifado. “Por que optamos pela terceirização? Devemos buscar assessoria jurídica para pleitear essas vagas para abertura de concursos”, propôs.
Aula pública
Como forma de promover o debate sobre o tema, Andréa Teixeira informou sobre a realização de uma aula pública, no próximo dia 18 (quarta-feira), às 14h, no campus da Praia Vermelha. Na ocasião, o professor Mauro Iasi e representantes dos movimentos sociais da universidade analisarão a atual conjuntura da universidade quanto à política de terceirização.
Debates com candidatos à Reitoria
O Conselho de Coordenação do CFCH convidará as chapas concorrentes à pesquisa eleitoral para a sucessão à Reitoria. A partir da homologação das candidaturas, no dia 18, as chapas serão convidadas para debates, abertos ao público, nos dias 23 e 30 de março e 6 de abril, sempre das 16h às 18h.
De acordo com o calendário eleitoral, o lançamento oficial das candidaturas e seus respectivos programas acontecerão através de debates entre as chapas concorrentes. No campus da Praia Vermelha, o evento será realizado dia 26 (quinta-feira), no Salão Pedro Calmon, segundo andar do Palácio Universitário, às 18h.
O primeiro turno da pesquisa eleitoral acontece nos dias 14, 15 e 16 de abril, com resultado no dia 17. Um eventual segundo turno será realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio, com resultado final no dia 7.
Edital de Apoio a Eventos
Na reunião ordinária do Conselho de Coordenação, realizada no último dia 9 (segunda-feira), a Comissão Permanente de Planejamento e Finanças do CFCH divulgou a relação de projetos concorrentes ao Edital de Apoio a Eventos para o primeiro semestre de 2015. Ao todo, 13 projetos foram inscritos, solicitando um montante de R$ 192 mil para R$ 142 mil disponíveis. As unidades que enviaram projetos foram o Instituto de Psicologia (três), Escola de Comunicação (três), Escola de Serviço Social (dois), Colégio de Aplicação (dois), Escola de Educação Infantil (um) e Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (um). Os conselheiros sugeriram a posterior divulgação da política de distribuição do Centro e dos procedimentos a serem obedecidos.
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