Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

CFCH faz balanço para volta às aulas

No entanto, os diretores apontaram problemas ainda a serem solucionados. Andréa Teixeira, da Escola de Serviço Social (ESS), relatou a falta de material de limpeza na unidade. Marco Aurélio Santana, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), informou sobre o término do contrato com a empresa prestadora de serviço de Portaria no campus do Largo de São Francisco, onde também funciona o Instituto de História (IH). Amaury Fernandes, diretor da Escola de Comunicação (ECO), relatou que alguns funcionários estavam sendo pressionados a voltar ao trabalho pelo encarregado da empresa terceirizada, sem que os pagamentos estivessem plenamente regularizados. Fernandes informou também sobre o encerramento de contrato com a empresa prestadora de serviço de Portaria, desde dezembro passado. “Sem porteiro não tenho como abrir a CPM (Central de Produção Multimídia), onde estão equipamentos de áudio e vídeo. Fizemos uma 'vaquinha' para pagar os porteiros no ano passado, mas agora não temos mais condições para isso”, afirmou. 

Faculdade de Educação é nota 5 no MEC/INEP

Maria Luiza Rocha, do Colégio de Aplicação (CAp), informou sobre a falta de pessoal de limpeza, portaria e almoxarifado. Apesar disso, a previsão é que com a regularização dos pagamentos, as aulas retornem nesta segunda-feira (16/03). Ana Maria Monteiro, da Faculdade de Educação (FE), também relatou a carência de porteiros. “Nossos funcionários estão se desdobrando para manter a Faculdade funcionando”, disse. Em meio à crise enfrentada na universidade, Ana Maria informou o resultado da avaliação trienal (2012/2014) do Ministério da Educação (MEC)/INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira) sobre o curso de graduação em Pedagogia, após visita de avaliadores à unidade nos dias 5 e 6 de março. “Apesar dos problemas infraestruturais que enfrentamos, devido às condições do Palácio Universitário, ficamos com a nota 5 (nota máxima). O mesmo conceito concedido pela Capes à nossa Pós-Graduação (triênio 2010-2012)”, comemorou.

Marco Aurélio Santana enfatizou a importância de o CFCH promover discussões e atos públicos de forma a refletir quanto à terceirização na UFRJ. “Temos que instituir debates nos fóruns da universidade sobre essa política”, afirmou. A professora Lilia Pougy, decana do CFCH, lembrou que houve manifestações dos decanos no Conselho Universitário (Consuni) e no Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) neste sentido e sugeriu a abertura de concurso para contratação de profissionais de limpeza, portaria e almoxarifado. “Por que optamos pela terceirização? Devemos buscar assessoria jurídica para pleitear essas vagas para abertura de concursos”, propôs. 

Aula pública

Como forma de promover o debate sobre o tema, Andréa Teixeira informou sobre a realização de uma aula pública, no próximo dia 18 (quarta-feira), às 14h, no campus da Praia Vermelha. Na ocasião, o professor Mauro Iasi e representantes dos movimentos sociais da universidade analisarão a atual conjuntura da universidade quanto à política de terceirização. 

Debates com candidatos à Reitoria

O Conselho de Coordenação do CFCH convidará as chapas concorrentes à pesquisa eleitoral para a sucessão à Reitoria. A partir da homologação das candidaturas, no dia 18, as chapas serão convidadas para debates, abertos ao público, nos dias 23 e 30 de março e 6 de abril, sempre das 16h às 18h. 

De acordo com o calendário eleitoral, o lançamento oficial das candidaturas e seus respectivos programas acontecerão através de debates entre as chapas concorrentes. No campus da Praia Vermelha, o evento será realizado dia 26 (quinta-feira), no Salão Pedro Calmon, segundo andar do Palácio Universitário, às 18h.

O primeiro turno da pesquisa eleitoral acontece nos dias 14, 15 e 16 de abril, com resultado no dia 17. Um eventual segundo turno será realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio, com resultado final no dia 7.

Edital de Apoio a Eventos

Na reunião ordinária do Conselho de Coordenação, realizada no último dia 9 (segunda-feira), a Comissão Permanente de Planejamento e Finanças do CFCH divulgou a relação de projetos concorrentes ao Edital de Apoio a Eventos para o primeiro semestre de 2015. Ao todo, 13 projetos foram inscritos, solicitando um montante de R$ 192 mil para R$ 142 mil disponíveis. As unidades que enviaram projetos foram o Instituto de Psicologia (três), Escola de Comunicação (três), Escola de Serviço Social (dois), Colégio de Aplicação (dois), Escola de Educação Infantil (um) e Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (um). Os conselheiros sugeriram a posterior divulgação da política de distribuição do Centro e dos procedimentos a serem obedecidos.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla