Roberto Leher, novo reitor da UFRJ

Foto: Marco Fernandes / Adufrj-SsindA apuração dos votos aconteceu no salão do Conselho Universitário (Consuni), na Cidade Universitária, a partir das 10h. A Chapa 30 esteve à frente durante toda a contagem, iniciada pelas urnas da Administração Central, seguida pelas do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Centro de Tecnologia (CT) - quando chegou a abrir uma vantagem de quase quatro pontos percentuais - Centro de Letras e Artes (CLA) e Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), quando a diferença caiu para cerca de meio ponto percentual. No momento da apuração dos votos do CFCH ocorreu a virada e a abertura da vantagem que se manteve até o final, nas urnas do Museu Nacional e dos campi Xerém e Macaé. Nas quatro urnas do CFCH, foram 272 votos de docentes, 228 de servidores técnico-administrativos (TAEs) e 2473 de discentes para a Chapa 20, contra 116 votos de professores, 90 de TAEs e 102 de estudantes na Chapa 30.

Por volta das 13h, a contagem dos votos nas 120 urnas de 39 seções eleitorais apontavam a Chapa 20, composta por Roberto Leher e Denise Nascimento, com 23,74% dos votos contra 22,95% da Chapa 30, representada por Denise Pires e Walter Suemitsu - de acordo com o sistema paritário de ponderação dos votos, que considera o universo total de potenciais eleitores dos três segmentos da universidade (docentes, técnico-administrativos e estudantes) e, por isso, confere maior peso ao voto da categoria com menor número de integrantes: a dos servidores docentes, seguida dos TAEs e, em terceiro, a dos discentes. A iminência da vitória contagiou os eleitores da Chapa 20 que lotaram a antessala do Consuni e contrastou com o abatimento dos correligionários da Chapa 30, que deixaram rapidamente o local. No meio da grande roda que se formou, Roberto Leher e Denise Nascimento se abraçaram, agradeceram e cantaram juntos a “Anunciação da vitória”, que embalou a campanha.

Apesar da festa antecipada, apenas após às 23h os votos em separados foram contabilizados por completo. O resultado final ponderado apresentou a vantagem de 25% contra 23,9% a favor da Chapa 20. No cômputo geral, entretanto, a Chapa 20 obteve mais do que o dobro de votos da concorrente: 13.377 (67,03%) contra 6.580 (32,97%), com 120 votos brancos e 282 nulos. Por este motivo, Leher fez um agradecimento especial à categoria discente: “A campanha foi marcada por um protagonismo estudantil jamais visto na história da UFRJ”, afirmou.

Lista tríplice

Nesta sexta-feira (08/05), o Colégio Eleitoral escolheu a lista tríplice a ser enviada para o Ministério da Educação, que nomeará o reitor da UFRJ. Como as professoras Angela Rocha, Denise Pires e seus respectivos candidatos a vice-reitor não apresentaram candidatura, Roberto Leher foi o mais votado, com 60 votos, seguido de Lilia Guimarães Pougy (4 votos) e Eduardo Serra (1 voto) para o cargo de reitor(a). Já para vice-reitora, Denise Nascimento obteve 55 votos, seguida de Leila Rodrigues da Silva e Maria Malta, com três votos cada. O Ministério da Educação (MEC) tem 60 dias para realizar a nomeação.

Trajetória

Aos 54 anos, Leher é professor titular da Faculdade de Educação (FE), do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ e representante dos professores titulares do CFCH no Conselho Universitário (Consuni). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ em 1984, o professor tem mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador da área de políticas públicas em Educação, recebeu no ano passado a medalha Pedro Ernesto, maior comenda da Câmara Municipal do Rio, como homenagem ao seu trabalho como educador.

De 1997 a 1999, foi presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj–Ssind) e, de 2000 a 2002, do Andes–SN, sindicato nacional dos docentes das instituições de ensino superior.

Denise Nascimento, eleita vice-reitora da chapa, é professora associada do Departamento de Clínica Odontológica da UFRJ. Graduada em Odontologia pela Unigranrio, em 1995 tornou-se doutora em Odontologia Social pela UFF. É pesquisadora das áreas de cariologia, materiais preventivos e restauradores; políticas públicas e formação de recursos humanos para a área da saúde. Em 2009 fez pós-doutorado na Universidade de Santiago de Compostela (Galiza, Espanha).

Com informações da Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor e do Jornal da Adufrj-Ssind