Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

CFCH amplia participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia UFRJ 2015

Se até o ano passado o Centro foi representado de forma tímida, este ano a Decania atuou junto aos coordenadores de Extensão das unidades, de modo a promover a divulgação científica. “Realizamos um trabalho de mobilização dos coordenadores de projetos de extensão para que apresentassem seus trabalhos à comunidade, bem como as direções para dinamizar esse processo”, disse a professora Ludmila Fontenele Cavalcanti, superintendente acadêmica do CFCH. “A intenção é ampliar ainda mais as exposições no campus da Praia Vermelha em 2016”, completou.

Ludmila falou sobre a importância da participação de trabalhos do CFCH no evento. “É fundamental para dar visibilidade à área das Ciências Humanas, não totalmente reconhecida pelas agências de fomento. Nós também fazemos Ciência e assim queremos ser reconhecidos”, disse.

A coordenadora geral da SNCT UFRJ, professora Selene Alves Maia, ressaltou a relevância dos trabalhos apresentados pelos expositores do Centro. “A participação do CFCH qualifica em muito a concepção da SNCT UFRJ 2015, fortemente referenciada nas Tecnologias Sociais que compreendem temas desde segurança alimentar, saúde, ecologia, tecnologia assistiva, promoção dos direitos humanos, tendo como relevância social a dimensão educativa contribuindo para a construção de ‘pontes’ eficazes das demandas e necessidade das instituições de ensino da rede pública da Educação Básica com a produção do conhecimento científico, tecnológico, cultural e artístico produzido no âmbito da UFRJ”, afirmou a coordenadora.

Confira abaixo os trabalhos das unidades do CFCH em exposição na SNCT:

 

CURTA METRAGEM “SUBLIME COR DO TEU SILÊNCIO”.

Coordenador: João Paulo Veiga.

Unidade Acadêmica Envolvida: Escola de Comunicação.

Resumo da Atividade: A atividade consiste de exibição fílmica acompanhada que narra a transformação de Camila após vivenciar um inusitado encontro com um mímico. Camila é não-ouvinte, tem 15 anos, e mora com o pai, Paulo, com quem mantem uma relação de superproteção. A história revela nuances de uma personagem frágil que se expande através do contato com a arte da mímica, provando que há mil e uma formas de se expressar quando temos algo importante para dizer. Após a exibição os visitantes são convidados a debater sobre os diversos aspectos da surdez.

Público-Alvo: Público em geral.

Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.

Horário: 9h às 17h.

 

JORNALISMO AUDIOVISUAL E INTERATIVIDADE NO TJ UFRJ (TELEJORNAL ONLINE DA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO).

Coordenadora: Katia Augusta Maciel.

Unidade Acadêmica Envolvida: Escola de Comunicação.

Resumo da Atividade: A atividade consiste na criação e produção de flashes jornalísticos audiovisuais de curta duração (entrevistas e relatos) sobre a Semana Nacional de Ciência de Tecnologia da UFRJ 2015 e a criação de um canal próprio no YouTube para divulgação do material. As gravações serão conduzidas por estudantes e docentes que estejam visitando o evento e queiram experimentar na prática a criação de conteúdo jornalístico para meios digitais. As atividades contarão com a supervisão dos monitores-bolsistas e técnicos colaboradores da atividade. Todo o conteúdo produzido estará disponível online durante e após o evento.

Público-Alvo: Estudantes e professores da Educação Básica; público universitário.

Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.

Horário: 9h às 17h.

 

PROJETO “ASSESSORIA VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA”.

Coordenadora: Elaine Martins Moreira.

Unidade Acadêmica Envolvida: Escola de Serviço Social.

Resumo da Atividade: A Assessoria é uma competência técnica do assistente social reconhecida através da Lei 8662/1983 que regulamenta a profissão no Brasil, que propicia importante espaço de formação para os estudantes de graduação e uma articulação da universidade com as organizações sociais que estão implementando políticas públicas. Neste contexto, a atividade visa publicizar o significado da assessoria técnica em Serviço Social enquanto prática extensionista, suas possibilidades de ação, benefícios técnicos e políticos aos sujeitos envolvidos, bem como as possibilidades de parcerias e intercâmbios dela decorrente.

Público-Alvo: Assistentes sociais; gestores públicos; entidades e movimentos sociais; estudantes de graduação; estudantes da Educação Básica.

Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.

Horário: 9h às 17h.

 

OFICINA DE JOGOS DIDÁTICOS INTERDISCIPLINARES

Coordenadora: Ana Paula de Abreu Costa de Moura.

Unidades Acadêmicas Envolvidas: Faculdade de Educação, Escola de Educação Física e Desportos, Faculdade de Letras, Instituto de Matemática e Pró-Reitoria de Extensão.

Resumo da Atividade: A atividade está inserida no Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de contribuir para discussão e reflexão do tema “Luz, Ciência e Vida” e o processo de alfabetização e aperfeiçoamento da leitura e da escrita.

Público-Alvo: Educadores e estudantes da Educação Básica.

Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.

Horário: 9h às 17h.

 

PROJETO FORMAÇÃO: ‘FORMAÇÃO SOCIOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PESQUISA, REFLEXÃO E AÇÃO’.

Coordenadora: Cláudia Lino Piccinini.

Unidade Acadêmica Envolvida: Faculdade de Educação.

Resumo da Atividade: A atividade consiste de exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos seguintes Projetos: 1) Formação – exposição e atividades de contação de histórias e debate étnico-racial; 2) Clipping Socioambiental – apresentação de materiais didáticos; 3) Sexualidade – apresentação do projeto e das atividades produzidas. Os projetos foram desenvolvidos pela Equipe do Projeto Fundão Biologia e em parceria com duas escolas públicas do Rio de Janeiro: O Colégio Brigadeiro Newton Braga e o Colégio Pedro II, unidades Caxias e Realengo. Além disso, serão realizadas oficinas com a participação dos visitantes nas quais serão apresentadas atividades didáticas e materiais produzidos em 2015.

Público-Alvo: Estudantes e professores da Educação Básica.

Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.

Horário: 9h às 17h.

 

ILHA DO FUNDÃO E ENTORNO: ENTENDENDO O PASSADO PARA PENSAR O FUTURO.

Coordenadora: Marcia Serra Ferreira.

Unidade Acadêmica Envolvida: Faculdade de Educação.

Resumo da Atividade: A atividade consiste de apresentação de material didático que explora variados aspectos relacionados às transformações da Ilha do Fundão e do seu entorno: o aterramento da região; a extinção dos manguezais; a transformação da biodiversidade; a mudança no curso dos rios e a qualidade das águas; as mudanças no solo; as formas de subsistência; a dinâmica populacional e os fluxos migratórios; as lutas por moradia, transporte, cultura e lazer.

Público-Alvo: Estudantes e professores da Educação Básica; estudantes de Licenciatura.

Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.

Horário: 9h às 17h.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIÊNCIA E VIDA.

Coordenadora: Maria Jacqueline Girão Soares de Lima.

Unidade Acadêmica Envolvida: Faculdade de Educação.

Resumo da Atividade: A educação ambiental trata de questões relacionadas ao modelo de sociedade e seus impactos no meio ambiente. Neste contexto, a atividade se desdobra em duas oficinas: a primeira consiste em uma simulação de compra de alimentos com o objetivo de alertar para o limite das ações individuais na construção de alternativas sustentáveis de consumo e produção de lixo; a segunda trata da relação alimentação/saúde, a partir da leitura e classificação de rótulos de acordo com o guia alimentar para a população brasileira de 2014, problematizando, também, o consumo de agrotóxicos e de alimentos transgênicos.

Público-Alvo: Estudantes e professores da Educação Básica.

Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.

Horário: 9h às 17h.

 

LUZ, CIÊNCIA E VIDA NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO PROJETO FUNDÃO BIOLOGIA – UFRJ.

Coordenadora: Maria Margarida Pereira de Lima Gomes.

Unidade Acadêmica Envolvida: Faculdade de Educação.

Resumo da Atividade: O tema Luz, Ciência e Vida é muito relevante e integra os conceitos fundamentais para a compreensão da Biologia, Física e Química, podendo ser relacionado a aspectos de Biodiversidade, Meio Ambiente, Saúde e Alimentação. Neste contexto, a atividade consiste de: experimentos didáticos para discussão de conceitos relacionados à luz; jogo “morto-vivo” com a “Coleção Didática de Zoologia”; história do “experimento didático com a elódea” em materiais do “Acervo Histórico de Livros Didáticos”; atividade com imagens e cantos de aves do Rio de Janeiro.

Público-Alvo: Estudantes e professores da Educação Básica; estudantes de Licenciatura.

Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.

Horário: 9h às 17h.

 

MOSTRA LAPEADE DE EXTENSÃO E PESQUISA.

Coordenadora: Mônica Pereira dos Santos.

Unidade Acadêmica Envolvida: Faculdade de Educação.

Resumo da Atividade: A atividade consiste de exposição e oficinas que promoverão um diálogo com/entre a Universidade a respeito dos processo de inclusão/exclusão em educação, por meio de apresentação dos projetos de extensão e das pesquisas em andamento desenvolvidas pelo Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação.

Público-Alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação; Professores da Educação Básica.

Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.

Horário: 9h às 17h.

 

ESPORTE ORIENTAÇÃO ILUMINANDO A SUA VIDA!

Coordenadores: Tonia Costa; José Maria Pereira da Silva; Francisco Paulo de Melo Neto.

Unidades Acadêmicas Envolvidas: Faculdade de Educação e Escola de Educação Física e Desportos.

Resumo da Atividade: A atividade consiste em simular o deslocamento em um percurso que possibilita o desenvolvimento de habilidades requeridas na Corrida de Orientação (navegação, leitura e simbologia de mapas, manuseio de bússola, escolha de percurso).  Além disso, serão realizadas ae prática de orientação em espaço e percurso pré-determinado, em que o participante deve encontrar os pontos destacados no mapa, na sequência descrita, no menor tempo possível.

Público-Alvo: Estudantes e professores da Educação Básica; corpo social da UFRJ.

Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.

Horário: 9h às 17h.

 

CONVERSANDO SOBRE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.

Coordenadora: Cristina Maria Duarte Wigg.

Unidades Acadêmicas Envolvidas: Instituto de Psicologia e Instituto de Neurologia Deolindo Couto.

Resumo da Atividade: A atividade está inserida no “Projeto Avaliação Neuropsicológica de Crianças e Adolescentes com Dificuldade de Aprendizagem”. Neste contexto, serão realizadas oficinas de estimulação/reabilitação cognitiva, com tarefas e jogos cognitivos, demonstrando como a estimulação pode despertar e desenvolver habilidades.

Público-Alvo: Professores, profissionais da área da Saúde e cuidadores que lidam com crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem; crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem.

Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.

Horário: 9h às 17h.

 

EXPRESSÃO E TRANSFORMAÇÃO: ARTE E SUBJETIVAÇÃO COM ADOLESCENTES EM COMUNIDADES.

Coordenadora: Mônica Botelho Alvim.

Unidade Acadêmica Envolvida: Instituto de Psicologia.

Resumo da Atividade: A atividade será realizada por meio de um laboratório sensorial, onde os participantes serão convidados a experimentar sua corporeidade através de outros sentidos que não o da visão: tato, olfato, paladar, audição. Após a vivência, será proposto que as sensações experimentadas sejam mapeadas através de um desenho do corpo.

Público-Alvo: Público em geral.

Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.

Horário: 9h às 17h.

 

OFICINAS DO BRINCAR: ALFA_LETRA_AFETO.

Coordenadora: Anabelle Loivos Considera.

Unidade Acadêmica Envolvida: Faculdade de Educação.

Resumo da Atividade: Na presente atividade será ministrado curso que abordará questões teóricas e práticas que envolvem a alfabetização, o letramento e as competências linguísticas do pequeno leitor e cidadão, com ênfase ao direito à Literacia como ponto de inflexão que congrega cultura, cidadania e desafios.

Público-Alvo: Licenciandos em Letras e Pedagogia; professores; gestores de escola; demais interessados.

Local de Realização: Ludoteca da Cunha (que funciona dentro da Biblioteca Pública Municipal de Cantagalo).

Dias/Horário: 23 de outubro/período da tarde; 24 de outubro/período da manhã.

 

O USO DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.

Coordenadores: Leila Rodrigues da Silva; Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva; Paulo Duarte Silva.

Unidade Acadêmica Envolvida: Instituto de História.

Resumo da Atividade: Por meio da seleção de trechos de filmes que retratam o período medieval, a atividade explora as relações entre o cinema e o ensino de História, em específico da História medieval. Assim, destacam-se, por um lado, o caráter lúdico da atividade para um público amplo, e, por outro, as potencialidades pedagógicas e os aspectos metodológicos aos quais devem atentar os professores interessados em explorar tal campo de atuação.

Público-Alvo: Licenciandos; professores de História do ensino fundamental e médio; interessados em cinema.

Local de Realização: Sala Celso Lemos, 308, Instituto de História – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.

Dias/Horário: 21 de outubro/ 14:30h às 16:30h.

 

PSICOLOGIA E CIRCO SOCIAL: CONSTRUINDO LAÇOS NO TRABALHO SOCIAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Coordenadora: Cristal Oliveira Moniz de Aragão.

Unidade Acadêmica Envolvida: Instituto de Psicologia.

Resumo da Atividade: A atividade consiste de uma oficina de técnica circense cujo processo de ensino e realização só se faz possível a partir da emergência de grupalidade entre os participantes. O objetivo é que as ressonâncias da atividade aproximem os envolvidos das temáticas que permeiam as interfaces entre a psicologia e o fazer social do circo.

Público-Alvo: Interessados em psicologia, corporalidade, atividades circenses e trabalho social.

Local de Realização: Instituto de Psicologia, Sala 7, Praia Vermelha.

Dias/Horário: 20 a 22 de outubro/ 13h às 17h.

 

Leia também:

CFCH na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia UFRJ 2015

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla