Se até o ano passado o Centro foi representado de forma tímida, este ano a Decania atuou junto aos coordenadores de Extensão das unidades, de modo a promover a divulgação científica. “Realizamos um trabalho de mobilização dos coordenadores de projetos de extensão para que apresentassem seus trabalhos à comunidade, bem como as direções para dinamizar esse processo”, disse a professora Ludmila Fontenele Cavalcanti, superintendente acadêmica do CFCH. “A intenção é ampliar ainda mais as exposições no campus da Praia Vermelha em 2016”, completou.
Ludmila falou sobre a importância da participação de trabalhos do CFCH no evento. “É fundamental para dar visibilidade à área das Ciências Humanas, não totalmente reconhecida pelas agências de fomento. Nós também fazemos Ciência e assim queremos ser reconhecidos”, disse.
A coordenadora geral da SNCT UFRJ, professora Selene Alves Maia, ressaltou a relevância dos trabalhos apresentados pelos expositores do Centro. “A participação do CFCH qualifica em muito a concepção da SNCT UFRJ 2015, fortemente referenciada nas Tecnologias Sociais que compreendem temas desde segurança alimentar, saúde, ecologia, tecnologia assistiva, promoção dos direitos humanos, tendo como relevância social a dimensão educativa contribuindo para a construção de ‘pontes’ eficazes das demandas e necessidade das instituições de ensino da rede pública da Educação Básica com a produção do conhecimento científico, tecnológico, cultural e artístico produzido no âmbito da UFRJ”, afirmou a coordenadora.
Confira abaixo os trabalhos das unidades do CFCH em exposição na SNCT:
CURTA METRAGEM “SUBLIME COR DO TEU SILÊNCIO”.
Coordenador: João Paulo Veiga.
Unidade Acadêmica Envolvida: Escola de Comunicação.
Resumo da Atividade: A atividade consiste de exibição fílmica acompanhada que narra a transformação de Camila após vivenciar um inusitado encontro com um mímico. Camila é não-ouvinte, tem 15 anos, e mora com o pai, Paulo, com quem mantem uma relação de superproteção. A história revela nuances de uma personagem frágil que se expande através do contato com a arte da mímica, provando que há mil e uma formas de se expressar quando temos algo importante para dizer. Após a exibição os visitantes são convidados a debater sobre os diversos aspectos da surdez.
Público-Alvo: Público em geral.
Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.
Horário: 9h às 17h.
JORNALISMO AUDIOVISUAL E INTERATIVIDADE NO TJ UFRJ (TELEJORNAL ONLINE DA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO).
Coordenadora: Katia Augusta Maciel.
Unidade Acadêmica Envolvida: Escola de Comunicação.
Resumo da Atividade: A atividade consiste na criação e produção de flashes jornalísticos audiovisuais de curta duração (entrevistas e relatos) sobre a Semana Nacional de Ciência de Tecnologia da UFRJ 2015 e a criação de um canal próprio no YouTube para divulgação do material. As gravações serão conduzidas por estudantes e docentes que estejam visitando o evento e queiram experimentar na prática a criação de conteúdo jornalístico para meios digitais. As atividades contarão com a supervisão dos monitores-bolsistas e técnicos colaboradores da atividade. Todo o conteúdo produzido estará disponível online durante e após o evento.
Público-Alvo: Estudantes e professores da Educação Básica; público universitário.
Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.
Horário: 9h às 17h.
PROJETO “ASSESSORIA VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA”.
Coordenadora: Elaine Martins Moreira.
Unidade Acadêmica Envolvida: Escola de Serviço Social.
Resumo da Atividade: A Assessoria é uma competência técnica do assistente social reconhecida através da Lei 8662/1983 que regulamenta a profissão no Brasil, que propicia importante espaço de formação para os estudantes de graduação e uma articulação da universidade com as organizações sociais que estão implementando políticas públicas. Neste contexto, a atividade visa publicizar o significado da assessoria técnica em Serviço Social enquanto prática extensionista, suas possibilidades de ação, benefícios técnicos e políticos aos sujeitos envolvidos, bem como as possibilidades de parcerias e intercâmbios dela decorrente.
Público-Alvo: Assistentes sociais; gestores públicos; entidades e movimentos sociais; estudantes de graduação; estudantes da Educação Básica.
Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.
Horário: 9h às 17h.
OFICINA DE JOGOS DIDÁTICOS INTERDISCIPLINARES
Coordenadora: Ana Paula de Abreu Costa de Moura.
Unidades Acadêmicas Envolvidas: Faculdade de Educação, Escola de Educação Física e Desportos, Faculdade de Letras, Instituto de Matemática e Pró-Reitoria de Extensão.
Resumo da Atividade: A atividade está inserida no Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de contribuir para discussão e reflexão do tema “Luz, Ciência e Vida” e o processo de alfabetização e aperfeiçoamento da leitura e da escrita.
Público-Alvo: Educadores e estudantes da Educação Básica.
Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.
Horário: 9h às 17h.
PROJETO FORMAÇÃO: ‘FORMAÇÃO SOCIOPOLÍTICA ATRAVÉS DA PESQUISA, REFLEXÃO E AÇÃO’.
Coordenadora: Cláudia Lino Piccinini.
Unidade Acadêmica Envolvida: Faculdade de Educação.
Resumo da Atividade: A atividade consiste de exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos seguintes Projetos: 1) Formação – exposição e atividades de contação de histórias e debate étnico-racial; 2) Clipping Socioambiental – apresentação de materiais didáticos; 3) Sexualidade – apresentação do projeto e das atividades produzidas. Os projetos foram desenvolvidos pela Equipe do Projeto Fundão Biologia e em parceria com duas escolas públicas do Rio de Janeiro: O Colégio Brigadeiro Newton Braga e o Colégio Pedro II, unidades Caxias e Realengo. Além disso, serão realizadas oficinas com a participação dos visitantes nas quais serão apresentadas atividades didáticas e materiais produzidos em 2015.
Público-Alvo: Estudantes e professores da Educação Básica.
Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.
Horário: 9h às 17h.
ILHA DO FUNDÃO E ENTORNO: ENTENDENDO O PASSADO PARA PENSAR O FUTURO.
Coordenadora: Marcia Serra Ferreira.
Unidade Acadêmica Envolvida: Faculdade de Educação.
Resumo da Atividade: A atividade consiste de apresentação de material didático que explora variados aspectos relacionados às transformações da Ilha do Fundão e do seu entorno: o aterramento da região; a extinção dos manguezais; a transformação da biodiversidade; a mudança no curso dos rios e a qualidade das águas; as mudanças no solo; as formas de subsistência; a dinâmica populacional e os fluxos migratórios; as lutas por moradia, transporte, cultura e lazer.
Público-Alvo: Estudantes e professores da Educação Básica; estudantes de Licenciatura.
Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.
Horário: 9h às 17h.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIÊNCIA E VIDA.
Coordenadora: Maria Jacqueline Girão Soares de Lima.
Unidade Acadêmica Envolvida: Faculdade de Educação.
Resumo da Atividade: A educação ambiental trata de questões relacionadas ao modelo de sociedade e seus impactos no meio ambiente. Neste contexto, a atividade se desdobra em duas oficinas: a primeira consiste em uma simulação de compra de alimentos com o objetivo de alertar para o limite das ações individuais na construção de alternativas sustentáveis de consumo e produção de lixo; a segunda trata da relação alimentação/saúde, a partir da leitura e classificação de rótulos de acordo com o guia alimentar para a população brasileira de 2014, problematizando, também, o consumo de agrotóxicos e de alimentos transgênicos.
Público-Alvo: Estudantes e professores da Educação Básica.
Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.
Horário: 9h às 17h.
LUZ, CIÊNCIA E VIDA NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO PROJETO FUNDÃO BIOLOGIA – UFRJ.
Coordenadora: Maria Margarida Pereira de Lima Gomes.
Unidade Acadêmica Envolvida: Faculdade de Educação.
Resumo da Atividade: O tema Luz, Ciência e Vida é muito relevante e integra os conceitos fundamentais para a compreensão da Biologia, Física e Química, podendo ser relacionado a aspectos de Biodiversidade, Meio Ambiente, Saúde e Alimentação. Neste contexto, a atividade consiste de: experimentos didáticos para discussão de conceitos relacionados à luz; jogo “morto-vivo” com a “Coleção Didática de Zoologia”; história do “experimento didático com a elódea” em materiais do “Acervo Histórico de Livros Didáticos”; atividade com imagens e cantos de aves do Rio de Janeiro.
Público-Alvo: Estudantes e professores da Educação Básica; estudantes de Licenciatura.
Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.
Horário: 9h às 17h.
MOSTRA LAPEADE DE EXTENSÃO E PESQUISA.
Coordenadora: Mônica Pereira dos Santos.
Unidade Acadêmica Envolvida: Faculdade de Educação.
Resumo da Atividade: A atividade consiste de exposição e oficinas que promoverão um diálogo com/entre a Universidade a respeito dos processo de inclusão/exclusão em educação, por meio de apresentação dos projetos de extensão e das pesquisas em andamento desenvolvidas pelo Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação.
Público-Alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação; Professores da Educação Básica.
Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.
Horário: 9h às 17h.
ESPORTE ORIENTAÇÃO ILUMINANDO A SUA VIDA!
Coordenadores: Tonia Costa; José Maria Pereira da Silva; Francisco Paulo de Melo Neto.
Unidades Acadêmicas Envolvidas: Faculdade de Educação e Escola de Educação Física e Desportos.
Resumo da Atividade: A atividade consiste em simular o deslocamento em um percurso que possibilita o desenvolvimento de habilidades requeridas na Corrida de Orientação (navegação, leitura e simbologia de mapas, manuseio de bússola, escolha de percurso). Além disso, serão realizadas ae prática de orientação em espaço e percurso pré-determinado, em que o participante deve encontrar os pontos destacados no mapa, na sequência descrita, no menor tempo possível.
Público-Alvo: Estudantes e professores da Educação Básica; corpo social da UFRJ.
Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.
Horário: 9h às 17h.
CONVERSANDO SOBRE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.
Coordenadora: Cristina Maria Duarte Wigg.
Unidades Acadêmicas Envolvidas: Instituto de Psicologia e Instituto de Neurologia Deolindo Couto.
Resumo da Atividade: A atividade está inserida no “Projeto Avaliação Neuropsicológica de Crianças e Adolescentes com Dificuldade de Aprendizagem”. Neste contexto, serão realizadas oficinas de estimulação/reabilitação cognitiva, com tarefas e jogos cognitivos, demonstrando como a estimulação pode despertar e desenvolver habilidades.
Público-Alvo: Professores, profissionais da área da Saúde e cuidadores que lidam com crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem; crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem.
Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.
Horário: 9h às 17h.
EXPRESSÃO E TRANSFORMAÇÃO: ARTE E SUBJETIVAÇÃO COM ADOLESCENTES EM COMUNIDADES.
Coordenadora: Mônica Botelho Alvim.
Unidade Acadêmica Envolvida: Instituto de Psicologia.
Resumo da Atividade: A atividade será realizada por meio de um laboratório sensorial, onde os participantes serão convidados a experimentar sua corporeidade através de outros sentidos que não o da visão: tato, olfato, paladar, audição. Após a vivência, será proposto que as sensações experimentadas sejam mapeadas através de um desenho do corpo.
Público-Alvo: Público em geral.
Período: 20, 21, 22 e 23 de outubro.
Horário: 9h às 17h.
OFICINAS DO BRINCAR: ALFA_LETRA_AFETO.
Coordenadora: Anabelle Loivos Considera.
Unidade Acadêmica Envolvida: Faculdade de Educação.
Resumo da Atividade: Na presente atividade será ministrado curso que abordará questões teóricas e práticas que envolvem a alfabetização, o letramento e as competências linguísticas do pequeno leitor e cidadão, com ênfase ao direito à Literacia como ponto de inflexão que congrega cultura, cidadania e desafios.
Público-Alvo: Licenciandos em Letras e Pedagogia; professores; gestores de escola; demais interessados.
Local de Realização: Ludoteca da Cunha (que funciona dentro da Biblioteca Pública Municipal de Cantagalo).
Dias/Horário: 23 de outubro/período da tarde; 24 de outubro/período da manhã.
O USO DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.
Coordenadores: Leila Rodrigues da Silva; Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva; Paulo Duarte Silva.
Unidade Acadêmica Envolvida: Instituto de História.
Resumo da Atividade: Por meio da seleção de trechos de filmes que retratam o período medieval, a atividade explora as relações entre o cinema e o ensino de História, em específico da História medieval. Assim, destacam-se, por um lado, o caráter lúdico da atividade para um público amplo, e, por outro, as potencialidades pedagógicas e os aspectos metodológicos aos quais devem atentar os professores interessados em explorar tal campo de atuação.
Público-Alvo: Licenciandos; professores de História do ensino fundamental e médio; interessados em cinema.
Local de Realização: Sala Celso Lemos, 308, Instituto de História – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.
Dias/Horário: 21 de outubro/ 14:30h às 16:30h.
PSICOLOGIA E CIRCO SOCIAL: CONSTRUINDO LAÇOS NO TRABALHO SOCIAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Coordenadora: Cristal Oliveira Moniz de Aragão.
Unidade Acadêmica Envolvida: Instituto de Psicologia.
Resumo da Atividade: A atividade consiste de uma oficina de técnica circense cujo processo de ensino e realização só se faz possível a partir da emergência de grupalidade entre os participantes. O objetivo é que as ressonâncias da atividade aproximem os envolvidos das temáticas que permeiam as interfaces entre a psicologia e o fazer social do circo.
Público-Alvo: Interessados em psicologia, corporalidade, atividades circenses e trabalho social.
Local de Realização: Instituto de Psicologia, Sala 7, Praia Vermelha.
Dias/Horário: 20 a 22 de outubro/ 13h às 17h.
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