Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva visita o CFCH

O Fórum atende às exigências da Lei 8.213 de 1991, artigo 93, que obriga empresas com mais de 100 funcionários a preencher de 2% a 5% de seu quadro funcional com “beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência habilitadas”. Já a Lei 13.409/2016 altera a Lei 12.711 de 2012, que institui a reserva de 50% das vagas no ensino superior para estudantes oriundos de escolas públicas, de baixa renda, negros, pardos e indígenas, acrescentando a ela cotas para PcD. A previsão de adequação a esta legislação é de dez anos. Ou seja, até 2022 todas as instituições de ensino superior deverão atender às exigências. 

Mais de ¼ dos brasileiros

De acordo com a professora, 26% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência, que podem ser classificadas como: física, auditiva, visual, intelectual, múltipla, altas habilidades e superdotação, ou transtornos globais de desenvolvimento (estão incluídos neste tipo, o autismo, a Psicose Infantil, as síndromes de Kranner, Rett, Asperger e outros). “No caso da deficiência visual, apenas são consideradas pessoas com acuidade visual igual ou menor que 0,05 e baixa visão a acuidade visual e entre 0,3 e 0,5 no melhor olho, com a melhor correção ótica; ou casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos é igual ou menor que 60o”, explicou a professora. 

A representante do CFCH no Fórum disse que o trabalho está concentrado em “receber demandas das unidades sobre pessoas com deficiência e buscar alternativas de acessibilidade”. Também está sendo proposta a criação de um comitê das Comissões de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAAs) em cada unidade da universidade. Após a fala da professora Mariléa, os diretores das unidades do CFCH descreveram alguns casos de estudantes com deficiência e as maneiras encontradas para adaptar o processo de ensino às necessidades desse público. 

A professora Mônica Lima, vice-decana do CFCH, sugeriu que as demandas de acessibilidade, como a instalação de rampas, elevadores e outros recursos sejam encaminhados à Decania. Já a professora Lilia Guimarães Pougy, decana do CFCH, louvou a visita da professora Mariléia: “Esse é um bom problema. Vamos encaminhar de forma como nós costumamos fazer: produzindo, pensando coletivamente. Vamos apresentar essas questões com clareza e exercitar a nossa criatividade para buscar soluções”, concluiu.

A página do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva está disponível neste link.

 

Foto: SeCom/CFCH

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla