Dulce Pandolfi abre o semestre no IH-UFRJ

A Direção do Instituto de História realiza, na próxima quarta-feira (28/03), a inaugural do semestre 2018/1. A palestra ficará a cargo da historiadora Dulce Pandolfi e acontece às 18h30min, no Salão Nobre do campus do Largo de São Francisco (Largo de São Francisco de Paula, 1, Centro do Rio).

Currículo

Dulce Pandolfi possui graduação em pela Universidade Federal Fluminense (1975), mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ (1983) e doutorado pela Universidade Federal Fluminense (1994). Atualmente é pesquisadora e professora da Fundação Getúlio Vargas, atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação. Dulce Pandolfi também foi diretora de pesquisa do Ibase, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (2004-2011). Foi Conselheira Regional da Sociedade Brasileira do Progresso para a Ciência, SBPC, professora da Pontíficia Universidade Católica do RJ e da Universidade Cândido Mendes. Coordenou os Grupos de Trabalho da Anpocs de História Oral e Memória (1996-1997) e de Biografia e Memória Social (1998-2000). Foi membro do Conselho Deliberativo da Fundação Joaquim Nabuco. Tem experiência na área de História, Sociologia e Ciência Política com ênfase em História do Brasil Contemporâneo, desenvolvendo reflexões sobre os seguintes temas: comunismo, identidade, historia, partidos políticos, elites, movimentos sociais, ongs e direito e cidadania. De 2012 a 2015 foi diretora do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Atualmente é presidente do Conselho Curador do Ibase. (Texto disponível na Plataforma Lattes)