Michel Misse é o convidado da aula inaugural do Nepp-DH

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH), vinculado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ, realiza, no próximo dia 3 de abril (terça-feira), às 18h30, a aula inaugural do semestre 2018/1.

O palestrante será o professor Michel Misse, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Ifcs-UFRJ e coordenador do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu).O evento acontece no Auditório do Nepp-DH/UFRJ, localizado no 3º andar do prédio anexo do CFCH (campus universitário da Praia Vermelha, Avenida Pasteur, 250, Urca).

Currículo

Professor Titular de Sociologia do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador 1-B do CNPq. Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Sociólogo, graduado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ/SBI/UCAM (1979) e Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ/SBI/UCAM (1999). Foi vice-diretor e diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ entre 1986 e 1993. Dirigiu o Departamento de Ciências Sociais (1984-86) e por duas vezes o Departamento de Sociologia da UFRJ. Integra o corpo docente do Programa de pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ desde 2000. Fundou e dirige o NECVU - Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana da UFRJ desde 1999. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia urbana, comportamento desviante, drogas, criminalidade, violência urbana. Integrou o comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia "Violência, Democracia e Segurança Cidadã"(2009-2015). Atualmente é vice-coordenador e membro do comitê gestor do INCT "Violência e Segurança Pública". Publicou "Crime e Violência no Brasil Contemporâneo. Estudos de sociologia do crime e da violência urbana" (Rio de Janeiro, Editora Lumen Juris, 2006; 2a. edição: 2011), "Acusados e Acusadores: estudos sobre ofensas, acusações e incriminações (Rio de Janeiro, Editora Revan/Faperj, 2008), "As Guardas Municipais no Brasil" (Rio, Booklink/Finep, 2010) e "O Inquérito Policial no Brasil" (Rio, Booklink/Fenapef, 2010). Edita a revista "Dilemas - Estudos de Conflito e Controle Social". É membro do Comitê Científico do GERN - Groupe Européen de Recherche sur les Normativités -, com sede em Paris, França. Coordenou Acordo Capes-Cofecub entre o PPGSA-UFRJ e o CLERSÉ'- Universidade de Lille 1, na França, entre 2008 e 2012. É membro participante do ICVR - International Center for Violence Research, com sede na Universidade de Bielefeld, Alemanha e membro do comitê acadêmico de RISC - The Consortium for Comparative Research on Regional Integration and Social Cohesion, com sede na Universidade de Luxemburgo. É membro do comitê consultivo do Programa de Antropologia Social y Politica de Flacso/Buenos Aires. É professor convidado do Doutorado em Humanidades da Universidade EAFIT, Medellin, Colombia e Professor Visitante da Universidad de la Frontera, Chile.. A partir de agosto de 2012 foi nomeado Diretor da Editora da UFRJ. Em outubro de 2012 organizou, com Alexandre Werneck, a coletânea "Conflitos de grande interesse" (Editora Garamond, Rio de Janeiro), lançado na Anpocs e publicou em 2013 "Quando a Policia Mata". Com colegas argentinos publicou em 2014 "Estado y Crimen Organizado na América Latina". Dois livros seus estão sendo traduzidos no México e no Chile. Foi conferencista nas Universidades Jaharlawal Nehru, Puna e Goa (Índia), Berlim, Hamburgo e Bielefeld (Alemanha), Luxemburgo (Luxemburgo), Maison de Sciences de l´Homme, Paris e Lille (França), Londres (Inglaterra), Antioquia e EAFIT (Colômbia), Buenos Aires e Flacso (Argentina), Ottawa (Canada), Woodrow Wilson Center (Washington), Texas at Austin, Arizona at Tucson, Florida e California at Santa Barbara (Estados Unidos), CIESAS e Colegio de Michoacán (México), Universidad de la Frontera (Chile) e em varias universidades brasileiras. Foi Visiting Researcher na Universidade do Texas at Austin em 2017. (Texto disponível na Plataforma Lattes)