EEI-UFRJ temporariamente interditada

A diretora da Escola de Educação Infantil (EEI) da UFRJ, Alessandra Sarkis, informou que, seguindo orientações da Prefeitura Universitária, a unidade está temporariamente interditada para solucionar o problema de infestação de lacraias.

As orientações foram repassadas através de memorando, enviado no dia 3 de abril, pela coordenadora de Meio Ambiente da Prefeitura, Odete Antinarelli. No documento, ela sugere que a escola fique fechada até o dia 20 de abril. Além disso, a coordenadora recomendou a retirada do piso sob os quais os insetos se encontravam, a abertura das janelas para ventilação, limpeza interna de toda a unidade e a troca do piso por tatames/tapetes EVA como revestimento emborrachado. O serviço será realizado em parceria com a Coordenadoria de Área Programática de Saúde/CAP 3.1/Vigilância Ambiental/SMS. Alessandra Sarkis informa que o retorno dos professores ao local está previsto para o dia 16 e o das crianças, para o dia 24.

Posição da Decania do CFCH

A professora Lilia Guimarães Pougy, decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), ao qual a EEI-UFRJ está vinculada, foi informada do problema pela direção da Escola e endossou a decisão. “O CFCH promove o debate sobre a Educação Básica numa perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Para tanto, foi criado o Comitê Permanente de Educação Básica, no âmbito do Conselho do CFCH, para acompanhar os temas afins”, disse.

Lilia destaca que a Decania e a Reitoria da UFRJ têm apoiado, participado e estimulado o processo de institucionalização da Escola como unidade de Educação Básica e em seu papel na formação de professores. “No contexto de sucateamento da carreira EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, à qual os professores da EEI e do CAp-UFRJ fazem parte), a Escola já possui quatro professores do quadro efetivo, aprovados recentemente em concurso público. Isso demonstra o esforço que a universidade está fazendo para a institucionalização das unidades da Educação Básica”, completou.

Ainda de acordo com a decana, as aulas serão repostas nos termos previstos na LDB, dentro do calendário 2018, em datas a serem definidas. "O importante é garantir o bem estar e a realização das atividades fim da unidade para que os bebês, as crianças e os adultos que frequentam a escola não tenham prejuízos em sua saúde física e mental", concluiu Lilia.

Mais informações estão disponíveis no site da EEI-UFRJ

Foto: Pedro Barreto/SeCom-CFCH