Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Em sessão do Conselho de Coordenação, decano apresenta equipe de trabalho

 

A 837ª reunião ordinária Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) foi a primeira da gestão do professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro como decano do quadriênio 2018-2022. Castro apresentou a equipe de coordenação que iniciará a gestão: o professor Vantuil Pereira, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), será o substituto eventual do decano; a professora Rejane Amorim, da Faculdade de Educação (FE), será a coordenadora de Integração Acadêmica de Graduação (CIAG); o professor Pedro Paulo Bicalho, coordenador de Integração Acadêmica de Extensão (CIAE); e a professora Juliana Beatriz de Souza, coordenadora de Integração Acadêmica de Pós-Graduação (CIAPG). 

O decano, que teve a nomeação publicada no Diário Oficial da União último dia 16, disse que realizará a cerimônia de posse em agosto, em dia a ser agendado. “Será mais do que uma cerimônia festiva, será um evento de integração. Saí do processo eleitoral com a convicção de que é preciso aumentar o diálogo com a comunidade do CFCH. O Centro não é a Decania. Ela é uma das instâncias, uma instância integradora das unidades. Pretendemos ir às unidades com a equipe e ouvir os dirigentes, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos”, garantiu.

Informes dos colegiados

Castro também relatou os debates de que participou no Colegiado Superior de Coordenação Executiva (CSCE) e no Conselho Universitário (Consuni) na última semana, em que dois temas foram predominantes. O primeiro foi o contrato entre a UFRJ e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES): será realizada uma consultoria para a análise das possibilidades de concessão dos ativos imobiliários da Universidade, que receberá como contrapartida equipamentos, infraestrutura e instalações, principalmente para a assistência estudantil e para outras demandas urgentes. Quanto à área do extinto Canecão, o reitor reafirmou o compromisso de construção de um espaço cultural. “O acordo (com o BNDES) não precisava passar pelo Consuni, mas pelo Conselho de Curadores. Mesmo assim, o reitor fez questão de levar o tema para o debate com o colegiado, no que foi elogiado pela maior parte dos conselheiros”, relatou o decano. Outro tema que ganhou espaço nos colegiados foi a realização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Congresso Universitário. De acordo com o informe de Castro, a Reitoria está estudando um novo formato e um novo calendário para os debates. 

Projeto C.T. Infra 2018

Um dos pontos de pauta do expediente da sessão do Conselho foi o edital do projeto CT Infra 2018, que contemplará projetos de infraestrutura e equipamentos para a Universidade. O prazo para envio à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) é o dia 31 de julho. Buscando construir uma proposta conjunta com outros centros, o decano propôs a realização de uma reunião com representantes do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Centro de Letras e Artes (CLA) e Fórum de Ciências e Cultura (FCC), para a elaboração de um projeto que atenda a diferentes áreas do conhecimento.

6 anos sem Aloísio Teixeira

O último ponto de pauta do Conselho foi a redação de uma moção em homenagem aos seis anos de falecimento do reitor Aloísio Teixeira (2003-2007/2007-2011), completos no último dia 23 de julho. Os conselheiros aprovaram por unanimidade a manifestação de saudade e de reconhecimento ao professor, cuja vida, como cidadão e como docente, foi dedicada à democratização da sociedade e à defesa da uma universidade pública.

Clique aqui para ler na íntegra.

 

Foto prédio Decania do CFCH: Pedro Barreto/SeCom/CFCH

Foto Aloisio Teixeira: Marco Fernandes / CoordCom/UFRJ

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla