Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

"Educação: Memória do porvir" será a próxima curadoria do Espaço JJ

O tema é uma homenagem aos 50 anos da Faculdade de Educação da UFRJ

Na última terça feira, dia 31/07, na sala do Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), ocorreu a primeira reunião da sétima curadoria do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (Espaço JJ), vinculado à Decania do CFCH. O projeto realiza periodicamente exposições de temas atuais e de interesse do público interno e da sociedade civil, além de promover palestras, mesas de debates e demais atividades, promovendo a ampliação no debate e de outros olhares e perspectivas sobre os temas abordados. 

A sétima curadoria, com tema já definido: “Educação: Memória do Provir”, falará sobre a trajetória da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, que em 2018 completa 50 anos de fundação. Com data prevista para estrear no final de agosto e de término, em final de outubro, a programação também contará com debates, exibições de filmes e outras atividades a serem realizadas às quartas-feiras, repetindo a fórmula de sucesso das curadorias anteriores, além de uma atividade externa. Na curadoria “Migrações e Refúgio: Presença, História e Desafios no Rio de Janeiro”, a sexta do Espaço JJ, os coordenadores do projeto promoveram uma visita ao Museu da Imigração da Ilha das Flores, localizado no município de São Gonçalo

As professoras e professores que integram a curadoria pretendem resgatar a história da FE-UFRJ e o período de resistência à ditadura militar. A professora Ana Maria Monteiro, ex-diretora da unidade, ressaltou que o objetivo é “mostrar a visão histórica dos 50 anos da Faculdade e como ela se relaciona com a democratização da Universidade pública”. 

Daniele Grazinoli, servidora técnico-administrativa da FE-UFRJ e integrante da curadoria, apresentou parte do material do acervo da unidade, que poderá estar na exposição: convites, provas e diplomas de anos e décadas atrás. “São documentos históricos que podem até fazer parte do Vitrine da Memória”, disse, em referência à publicação da Biblioteca do CFCH, realizada a cada nova curadoria. 

Wilson Cardoso, professor da FE-UFRJ e também integrante da curadoria, sugeriu que a exposição ganhe outros espaços do campus universitário da Praia Vermelha. “Podemos fazer um circuito no campus, cada lugar com uma parte da exposição e com explicação de cada momento”, propôs. 

 

*Bolsistas do projeto do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (Espaço JJ), vinculado à Decania do CFCH.

Foto: Giulia de Castro Lopes de Araújo, bolsista do projeto do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (Espaço JJ), vinculado à Decania do CFCH.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla