Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

ECO-UFRJ terá novo currículo para o curso de Jornalismo

 

O Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), reunido em sua 838ª reunião ordinária, na última segunda-feira, dia 13, aprovou o Projeto Pedagógico curricular do novo de graduação em Jornalismo da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.

A principal mudança é a entrada em separado dos estudantes na habilitação de Jornalismo, diferentemente do que ocorre hoje, com a obrigatoriedade da inscrição em disciplinas do ciclo básico de Comunicação Social, como os estudantes das demais habilitações. A alteração atende à Resolução CNE/CES no 1 de 27 de setembro de 2013 e À Lei 13.005 de 25 de junho de 2014. 

O novo currículo prevê uma carga horária de 3.000 horas, incluindo pelo menos 200 horas de estágio profissional, atividades complementares, além da promoção da integração teoria/prática e a interdisciplinaridade entre os eixos de desenvolvimento curricular, a inserção precoce do aluno em atividades didáticas relevantes para a sua vida profissional e uma carga horária de 10% para atividades de extensão. A previsão é que o estudante conclua o curso em oito semestres. 

A professora Suzy Santos, vice-diretora da ECO-UFRJ, diz que a proposta já era estudada há cerca de dois anos nos departamentos, coordenações e entre o corpo discente. De acordo com a professora, o objetivo era atender às diretrizes do MEC, mas também manter o perfil acadêmico da ECO. “Nós temos uma formação crítica e humanística muito forte. Então, precisávamos adequar as exigências do MEC com a tradição do profissional formado na Escola. Acabamos definindo uma proposta curricular consensual, que não enfrentou muitas resistências. A coordenação de Jornalismo foi muito hábil e conseguimos fazer uma ementa que dá a ‘cara’ para o estudante de Jornalismo que nós concordamos”, explica. Suzy cita o exemplo da incorporação de disciplinas com um perfil voltado para a prática do exercício profissional, uma demanda do corpo discente, ao mesmo tempo em que também inclui disciplinas como “Política e Cultura e Relações Étnico-Raciais no Brasil”. 

A vice-diretora conta que as demais habilitações também deverão passar pelo mesmo processo. “A própria organização curricular está sendo repensada. Nesse processo, percebemos que a escolha da habilitação no 3º período tem provocado um aumento da retenção no ciclo básico. O motivo é a exigência da nota mínima no CR (Coeficiente de Rendimento). Por exemplo, um estudante que trabalha tem mais dificuldade de dar conta das disciplinas. Essas pessoas demoram mais tempo no ciclo básico para aumentar o CR. Por isso, estamos planejando a entrada em separado para todos os cursos. O próximo provavelmente será o de Publicidade. E aí ficaria muito esquisito a entrada no curso de Comunicação Social apenas para as habilitações em Rádio e TV e Produção Editorial. Mas é claro que tudo isso demandará uma ampla consulta junto à comunidade da ECO”, diz. Suzy, contudo, afirma que todos os estudantes terão contato com disciplinas comuns a todas as habilitações. “Nós queremos manter a tradição da Escola de ter um núcleo comum de disciplinas humanísticas. Manter uma formação crítica e humanística é importante. Então, quem faz Publicidade vai ter que cursar a disciplina Cultura e Relações Étnico-Raciais, Filosofia e as demais disciplinas que dão condições de formar profissionais críticos, como é da nossa tradição. 

 

Foto: Pedro Barreto/SeCom/CFCH

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla