A Proposta de Emenda Constitucional No 395-B objetiva alterar o Inciso IV do Artigo 206 que dispõe sobre a gratuidade da educação nos estabelecimentos oficiais. Caso aprovada, significará o fim de um dos pilares da Nação: a gratuidade da educação pública. Trata-se de uma atitude antirrepublicana e antidemocrática que abrirá caminho para a generalização da cobrança de taxas e mensalidades nos estabelecimentos públicos do país, em todos os níveis e modalidades. Em outros países que destruíram a educação pública foi exatamente assim: amparados em discursos processuais votaram emendas constitucionais e retiraram direitos.
O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) participou da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizado na tarde da última segunda-feira (19/10), no Auditório Samira Mesquita, no prédio da Reitoria, na Cidade Universitária.
O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ está com inscrições abertas para o III curso de extensão “Direitos Humanos do Trabalhador”.
O engajamento na vida social do país é uma das características mais marcantes do trabalho de professoras e professores da UFRJ de ontem e de hoje. Longe de ser um sacerdócio ou um grupo diferenciado e isolado dos problemas dos povos, os professores, por meio de suas pesquisas e do conhecimento produzido e compartilhado nas salas de aula e laboratórios, expressam de modo radical esse compromisso com projetos críticos e transformadores.
Foram prorrogadas até o dia 23 de outubro (sexta-feira) as inscrições da terceira edição do curso de extensão “Mídia, Violência e Direitos Humanos”, realizado pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ.
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