Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Curso de Relações Internacionais da UFRJ é reconhecido pelo MEC

A visita do MEC ocorreu na primeira semana de setembro, na mesma em que o professor João Bosco tomou posse da coordenação do curso. Por isso, destacou a ajuda do antigo coordenador, professor Alexander Zhebit. “O professor Alexander colaborou muito com sua experiência no curso. Sua ajuda foi fundamental para que eu, a professora Cristina Buarque de Holanda e a equipe conseguíssemos preparar todos os documentos necessários.”, salientou o professor.

O curso, inaugurado em 2008, pela UFRJ, que teve o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) como um de seus proponentes, já formou duas turmas e recebe 120 alunos por ano. Segundo o professor João Bosco, a estrutura do curso de Relações Internacionais (RI) é multidisciplinar e “multicentro”. “Sete unidades e três centros da universidade estão diretamente ligados ao curso: Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e Centro de Letras e Artes (CLA)”, explica o docente.

Entre os critérios avaliados, a dimensão que diz respeito à organização didático-pedagógica e sua coerência com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do curso obteve pontuação 4,6 ( a pontuação máxima é 5,0). Essa é a dimensão mais importante, segundo o coordenador do curso de RI, até pela sua característica multidisciplinar. “Relações Internacionais é um curso filho da Ciência Política, com interface com Direito, Economia e outras amplas áreas.”, diz o coordenador.

“Agora, entramos no momento de consolidação do curso. O projeto institucional é forte, mas será aperfeiçoado”, afirma o professor, anunciando mudanças como reforma da grade curricular e redivisão das disciplinas eletivas. Sobre mudanças num curso tão novo, o coordenador afirma que no próximo ano o curso passará por transformações. “Em julho de 2014, também participaremos de reunião de coordenações de cursos de Relações Internacionais, que ditará novas diretrizes”, antecipa.

Antes de assumir a coordenação do curso, o professor, com 28 anos de carreira na UFRJ, exerceu diversas funções. Entre elas, diretor administrativo do Instituto de Economia (IE), por seis anos; coordenador do Programa de Pós-graduação lato sensu de Estratégias e Gestão de Negócios Internacionais, além de ter ministrado aulas sobre o mesmo tema.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Comunicação

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla