Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

50 anos da FE: professores debatem a formação docente

No último dia 3 de outubro, aconteceu a segunda mesa do ciclo de palestras da curadoria “Faculdade de Educação: 50 anos presente”. O tema da mesa foi “Formação de Professores: Universidade e Escola” e contou com a participação de professores e professoras da Faculdade de Educação da UFRJ. 

A professora Lígia Karam falou sobre a educação na contemporaneidade e do problema das privatizações na área da Educação. “Grupos empresariais capitalizam a Educação, adequando as diretrizes e programas a formas mercadológicas, aproximado da lógica do capital, transformando o trabalho docente em formas de atender ao empresariado”, afirmou a docente. “Há um enaltecimento da universidade privada e uma precarização da pública”, completou. 

Já a professora Ana Paula Moura contou sobre a experiência do projeto Educação de Jovens e Adultos (Eja). “Ser professor é mais do que dar uma regência, mais do que dar aula”, disse. “O trabalho de um professor é uma construção coletiva. É entender como construção de um espaço em conjunto com outros”, completou. Para a professora Ludmila Andrade endossou a fala da colega. “É importante no contexto presente termos a responsabilidade de apontar novos caminhos”, propôs.

Por fim, Rodrigo Rosistolato falou sobre a construção e das dificuldades do ensino de Antropologia para as turmas da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ. “Pensamos nas abordagens sobre escola de uma forma naturalizada, universalizando e desconsiderando as particularidades vivenciadas. Devemos então desnaturalizar”. O moderador André Bochetti, ao abrir o debate para o público, convidou para a inauguração da terceira parte da exposição que se encontra no Átrio do Palácio Universitário da Praia Vermelha. 

Próximos eventos

As atividades da curadoria “Faculdade de Educação: 50 Anos Presente” continuam durante todo o mês de outubro. Além da exposição de fotografias, em cartaz no Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (2º andar do prédio da Decania do CFCH), e no Átrio do Palácio Universitário, em todas as quartas-feiras serão realizadas atividades com temas afins. No próximo dia 10, acontece a palestra “Formação de Professores: Políticas Públicas", que será realizada no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, às 15h. 

No mesmo dia, das 12h às 14h, será exibido o filme “Privilégios (2018)”, como parte da programação do “Curta na quarta”, no auditório da Decania do CFCH, localizado no segundo andar do prédio do CFCH. 

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza está aberto todos os dias, das 8h às 18h. Podem ser agendadas visitas guiadas com a equipe de bolsistas do projeto. Os agendamentos podem ser realizados através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Segue a programação completa das próximas atividades:

Curta na quarta:

10/10/18

Privilégios (2018)

Sinopse: O documentário "Privilégios", realizado em 2016 durante o período de ocupação das universidades públicas, com apoio do movimento Ocupa IACS, sobre os privilégios que se tem nessa sociedade e uma chamada para reflexão sobre o tema que abrange as relações vinculadas às opressões de gênero, raça e classe.

Direção: Rosa Miranda

Convidada: Rosa Miranda (Mestranda da UFF, cineasta, idealizadora e fundadora da @kbca_d_nega Produções)

24/10/18

A Menina-espantalho (2008)

Sinopse: Luzia mora no campo com seus pais e o irmão, Pedro. Quando Pedro começa a ir à escola, Luzia quer acompanhá-lo, mas é impedida pelo pai. Enquanto vigia um arrozal, ela busca outros caminhos para aprender a ler.

Direção: Cássio Pereira dos Santos

Convidada: Wescla Vasconcelos (Pedagoga e ativista dos Direitos Humanos)

31/10/18

Reexistência - histórias de vida e resistência na Baixada Fluminense (2018)

Sinopse: O filme aborda a trajetória de quatro pessoas que vivem na Baixada Fluminense e que resistem a variados tipos de opressão. 

Direção: Leila Xavier, Jony Batista e Davidson Davis Candanda

Convidada: Leila Xavier (Professora e Cineasta)

 

Visita externa ao Cais do Valongo

Data: 29/10/2018 

Horário: 13h

Necessária inscrição através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Palestras:

Dia 10/10: Formação de Professores: Políticas Públicas 

Local: Auditório Manuel Maurício 

Horário:15h

Professora (EDD): Professora Patrícia Corsino

Professora (EDF): Professor Carlos Frederico Loureiro

Professor (EDD): Professora Elaine Constant

Professor Professor Marcio Costa (SME/Instituto Paulo Freire- EDF)

Professor Mediador(EDD): Professora Daniela Menezes

 

Dia 24/10: Formação de Professores: Estágio Supervisionado como ritual de passagem 

Local: Auditório Manuel Maurício 

Horário: 15h

Composição: 

Professora (EDD): Professora Margarida Gomes

Professora (EDD): Professora Warley da Costa 

Professora (EDD) Professor Ênio Serra

Professor (EDA): Professora Silvina Fernández

Professora (EDD): Professora Alessandra Carvalho Fontes

Professora Mediador(EDD): Professora Núbia de Oliveira

 

Dia 31/10: Formação de professores : múltiplos olhares e diferentes tempos 

Local: Auditório Manuel Maurício 

Horário: 15h

Composição: 

Professora (EDA): Professora Libânia Xavier

Professora (EDF) : Professor Reuber Gerbasi

Professora (EDA) Daniela Patti do Amaral

Professor Mediador(EDA): Deise Arenhart.

 

*Bolsistas do Projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza.

Foto: Matheus de Paula/Bolsista do Projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla