CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

>> DESTAQUES

50 anos da FE: professores debatem a formação docente

No último dia 3 de outubro, aconteceu a segunda mesa do ciclo de palestras da curadoria “Faculdade de Educação: 50 anos presente”. O tema da mesa foi “Formação de Professores: Universidade e Escola” e contou com a participação de professores e professoras da Faculdade de Educação da UFRJ. 

A professora Lígia Karam falou sobre a educação na contemporaneidade e do problema das privatizações na área da Educação. “Grupos empresariais capitalizam a Educação, adequando as diretrizes e programas a formas mercadológicas, aproximado da lógica do capital, transformando o trabalho docente em formas de atender ao empresariado”, afirmou a docente. “Há um enaltecimento da universidade privada e uma precarização da pública”, completou. 

Já a professora Ana Paula Moura contou sobre a experiência do projeto Educação de Jovens e Adultos (Eja). “Ser professor é mais do que dar uma regência, mais do que dar aula”, disse. “O trabalho de um professor é uma construção coletiva. É entender como construção de um espaço em conjunto com outros”, completou. Para a professora Ludmila Andrade endossou a fala da colega. “É importante no contexto presente termos a responsabilidade de apontar novos caminhos”, propôs.

Por fim, Rodrigo Rosistolato falou sobre a construção e das dificuldades do ensino de Antropologia para as turmas da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ. “Pensamos nas abordagens sobre escola de uma forma naturalizada, universalizando e desconsiderando as particularidades vivenciadas. Devemos então desnaturalizar”. O moderador André Bochetti, ao abrir o debate para o público, convidou para a inauguração da terceira parte da exposição que se encontra no Átrio do Palácio Universitário da Praia Vermelha. 

Próximos eventos

As atividades da curadoria “Faculdade de Educação: 50 Anos Presente” continuam durante todo o mês de outubro. Além da exposição de fotografias, em cartaz no Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (2º andar do prédio da Decania do CFCH), e no Átrio do Palácio Universitário, em todas as quartas-feiras serão realizadas atividades com temas afins. No próximo dia 10, acontece a palestra “Formação de Professores: Políticas Públicas", que será realizada no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, às 15h. 

No mesmo dia, das 12h às 14h, será exibido o filme “Privilégios (2018)”, como parte da programação do “Curta na quarta”, no auditório da Decania do CFCH, localizado no segundo andar do prédio do CFCH. 

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza está aberto todos os dias, das 8h às 18h. Podem ser agendadas visitas guiadas com a equipe de bolsistas do projeto. Os agendamentos podem ser realizados através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Segue a programação completa das próximas atividades:

Curta na quarta:

10/10/18

Privilégios (2018)

Sinopse: O documentário "Privilégios", realizado em 2016 durante o período de ocupação das universidades públicas, com apoio do movimento Ocupa IACS, sobre os privilégios que se tem nessa sociedade e uma chamada para reflexão sobre o tema que abrange as relações vinculadas às opressões de gênero, raça e classe.

Direção: Rosa Miranda

Convidada: Rosa Miranda (Mestranda da UFF, cineasta, idealizadora e fundadora da @kbca_d_nega Produções)

24/10/18

A Menina-espantalho (2008)

Sinopse: Luzia mora no campo com seus pais e o irmão, Pedro. Quando Pedro começa a ir à escola, Luzia quer acompanhá-lo, mas é impedida pelo pai. Enquanto vigia um arrozal, ela busca outros caminhos para aprender a ler.

Direção: Cássio Pereira dos Santos

Convidada: Wescla Vasconcelos (Pedagoga e ativista dos Direitos Humanos)

31/10/18

Reexistência - histórias de vida e resistência na Baixada Fluminense (2018)

Sinopse: O filme aborda a trajetória de quatro pessoas que vivem na Baixada Fluminense e que resistem a variados tipos de opressão. 

Direção: Leila Xavier, Jony Batista e Davidson Davis Candanda

Convidada: Leila Xavier (Professora e Cineasta)

 

Visita externa ao Cais do Valongo

Data: 29/10/2018 

Horário: 13h

Necessária inscrição através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Palestras:

Dia 10/10: Formação de Professores: Políticas Públicas 

Local: Auditório Manuel Maurício 

Horário:15h

Professora (EDD): Professora Patrícia Corsino

Professora (EDF): Professor Carlos Frederico Loureiro

Professor (EDD): Professora Elaine Constant

Professor Professor Marcio Costa (SME/Instituto Paulo Freire- EDF)

Professor Mediador(EDD): Professora Daniela Menezes

 

Dia 24/10: Formação de Professores: Estágio Supervisionado como ritual de passagem 

Local: Auditório Manuel Maurício 

Horário: 15h

Composição: 

Professora (EDD): Professora Margarida Gomes

Professora (EDD): Professora Warley da Costa 

Professora (EDD) Professor Ênio Serra

Professor (EDA): Professora Silvina Fernández

Professora (EDD): Professora Alessandra Carvalho Fontes

Professora Mediador(EDD): Professora Núbia de Oliveira

 

Dia 31/10: Formação de professores : múltiplos olhares e diferentes tempos 

Local: Auditório Manuel Maurício 

Horário: 15h

Composição: 

Professora (EDA): Professora Libânia Xavier

Professora (EDF) : Professor Reuber Gerbasi

Professora (EDA) Daniela Patti do Amaral

Professor Mediador(EDA): Deise Arenhart.

 

*Bolsistas do Projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza.

Foto: Matheus de Paula/Bolsista do Projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza.

Compartilhe este conteúdo