Museu Nacional é tema de comercial feito por estudantes da ECO-UFRJ

O Laboratório de Filme Publicitário da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ prestou homenagem ao Museu Nacional, escolhendo a instituição como tema de um trabalho coletivo. No segundo semestre de 2018, foi produzido um comercial inspirado na campanha #MuseuNacionalVive.

O Laboratório é oferecido a estudantes do ciclo básico do curso de Comunicação Social e tem como objetivo abordar, na teoria e na prática, como é feito um filme publicitário. Durante sua realização, a turma passa por todas as etapas de um comercial: do briefing ao roteiro, da produção à edição final. A cada semestre, uma dinâmica de trabalho é estabelecida e um tema é eleito para ser explorado coletivamente.

De acordo com o professor responsável, J.R. Bonavita, nesse semestre tudo aconteceu com bastante envolvimento. “Como a memória de ter frequentado o Museu Nacional é viva em todos os alunos, inclusive no professor, a turma inteira se colocou de corpo e alma na produção”, relembra.

Para o professor, aderir à campanha #MuseuNacionalVive, lançada na UFRJ logo depois do incêndio no Palácio Imperial de São Cristóvão, significou, para a turma, contribuir para o processo de reconstrução da instituição. “Ficou claro desde o princípio, que era a partir dessa memória emocional, de o Museu ter feito parte da infância e adolescência, e do próprio aprendizado da maioria de nós que o povo da cidade do Rio de Janeiro, junto com os governantes, acharia força para uma reconstrução, uma retomada”, defende. “Então, expus para a turma a importância que o trabalho deles teria”, complementa.

Em apenas duas semanas, a equipe conseguiu produzir, gravar e finalizar o comercial. Mas, antes de botar a mão na massa, os estudantes tiveram de passar por uma preparação. Aprenderam sobre criação de roteiro, linguagem de enquadramento, classificação dos comerciais, noções de produção e iluminação. “A partir daí, foi feita uma prova onde cada um criaria o roteiro de um comercial de um minuto sobre o tema. Corrigidos e analisados os roteiros, as cinco melhores notas disputaram uma eleição para toda a turma escolher o roteiro vencedor. Roteiro escolhido, a turma se organizou e se dividiu nas várias áreas necessárias à criação do comercial: produção, cenografia, casting, figurino, equipe técnica, direção e edição”, descreve Bonavita.

Clique aqui para ver o filme produzido pelos estudantes da ECO-UFRJ.

Foto: Making of do filme/Créditos: J.R. Bonavita.