Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Museu Nacional é tema de comercial feito por estudantes da ECO-UFRJ

 

O Laboratório de Filme Publicitário da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ prestou homenagem ao Museu Nacional, escolhendo a instituição como tema de um trabalho coletivo. No segundo semestre de 2018, foi produzido um comercial inspirado na campanha #MuseuNacionalVive.

O Laboratório é oferecido a estudantes do ciclo básico do curso de Comunicação Social e tem como objetivo abordar, na teoria e na prática, como é feito um filme publicitário. Durante sua realização, a turma passa por todas as etapas de um comercial: do briefing ao roteiro, da produção à edição final. A cada semestre, uma dinâmica de trabalho é estabelecida e um tema é eleito para ser explorado coletivamente.

De acordo com o professor responsável, J.R. Bonavita, nesse semestre tudo aconteceu com bastante envolvimento. “Como a memória de ter frequentado o Museu Nacional é viva em todos os alunos, inclusive no professor, a turma inteira se colocou de corpo e alma na produção”, relembra.

Para o professor, aderir à campanha #MuseuNacionalVive, lançada na UFRJ logo depois do incêndio no Palácio Imperial de São Cristóvão, significou, para a turma, contribuir para o processo de reconstrução da instituição. “Ficou claro desde o princípio, que era a partir dessa memória emocional, de o Museu ter feito parte da infância e adolescência, e do próprio aprendizado da maioria de nós que o povo da cidade do Rio de Janeiro, junto com os governantes, acharia força para uma reconstrução, uma retomada”, defende. “Então, expus para a turma a importância que o trabalho deles teria”, complementa.

Em apenas duas semanas, a equipe conseguiu produzir, gravar e finalizar o comercial. Mas, antes de botar a mão na massa, os estudantes tiveram de passar por uma preparação. Aprenderam sobre criação de roteiro, linguagem de enquadramento, classificação dos comerciais, noções de produção e iluminação. “A partir daí, foi feita uma prova onde cada um criaria o roteiro de um comercial de um minuto sobre o tema. Corrigidos e analisados os roteiros, as cinco melhores notas disputaram uma eleição para toda a turma escolher o roteiro vencedor. Roteiro escolhido, a turma se organizou e se dividiu nas várias áreas necessárias à criação do comercial: produção, cenografia, casting, figurino, equipe técnica, direção e edição”, descreve Bonavita.

 

Clique aqui para ver o filme produzido pelos estudantes da ECO-UFRJ.

Foto: Making of do filme/Créditos: J.R. Bonavita.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla