Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Nepp-DH realiza ato em memória das vítimas da ditadura

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH)  realiza, na próxima segunda-feira, dia 1º de abril, às 12 horas, o Ato Comunitário em Memória das Vítimas da Ditadura. A atividade contará com a presença de professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e representantes de entidades como Adufrj, Sintufrj, DCE Mário Prata, Comissão da Verdade da UFRJ, Grupo Tortura Nunca Mais e outras. O ato realizado em frente ao prédio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. “Será um momento de reflexão sobre o simbolismo dos 55 anos da ditadura no Brasil e suas consequências”, explica Vantuil Pereira, diretor do Nepp-DH/UFRJ. 

 

Leia abaixo a nota do Nepp-DH:

O Núcleo de Estudos em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida convida a todos para o Ato Comunitário em Memória das Vítimas da Ditadura de 1964 e em Defesa da Democracia, a realizar-se no dia 1º de Abril, 12 horas, em frente ao CFCH, Praia Vermelha.

Em nome da Memória e da Verdade convocamos a comunidade universitária do Campus UFRJ para manifestar sua recusa a todas formas de violência contra os direitos humanos e à democracia. Repudiamos todas as manifestações de autoritarismo e violações cometidas contra o povo brasileiro entre 1964 e 1988, assim como, todas ações que visam deformar, apagar e coibir o esforço de construção e resgate da memória histórica sem a qual o nosso país estará em constante ameaça de regressão e continuidade de práticas e crimes contra a humanidade. Os massacres, chacinas e torturas, o racismo institucional, o genocídio social e a criminalização de movimentos sociais fazem parte deste processo em que renascem forças perversas, de ódio e de medo que golpeiam as liberdades civis e políticas.

Manifestar nosso repúdio contra a falsificação, a farsa e a brutalidade é parte das responsabilidades éticas, intelectuais e morais da comunidade universitária e de todas e todos que trabalham com educação, cultura, ciência, tecnologia e inovação.

Em memória de todos que foram vítimas da violência da ditadura e dos seus epígonos que continuam a atuar contra os interesses da sociedade brasileira, bloqueando as políticas e projetos públicos que permitiriam o povo e a nação brasileira avançarem na construção de uma sociedade democrática com justiça social e ambiental para todas e todos.

Que o nome das vítimas seja lembrado como forma de mostrar nossa vontade comum de afirmar em Ato nosso compromisso pela vida e pela paz. DITADURA NUNCA MAIS.

 

Direção do Nepp-DH.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla