Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

"Cinema & debate" exibe documentários sobre a luta contra a ditadura civil-militar

 

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (Espaço JJ) completa a programação da série “Cinema & Debate”, que integra a curadoria “UFRJ 68+50: Histórias, memórias e verdade”, com a apresentação de dois documentários que retratam a repressão sofrida na ditadura civil-militar na década de 1960.

Na próxima quarta-feira, dia 12, será exibido o filme “O dia que durou 21 anos”, de Camilo Tavares. “O documentário revela documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como ‘Top Secret’, são expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares”, descreve o site da TV Brasil, coprodutora do filme, junto com a Pequi Filmes.

Já no dia 26, no encerramento da série, é a vez de “Barra 68 – sem perder a ternura”, de Vladimir Carvalho. A produção mostra a luta de Darcy Ribeiro, no início dos anos 1960, para criar e implantar a Universidade de Brasília (UnB). “A produção também resgata as repetidas agressões sofridas pela Universidade de Brasília, desde o golpe de 1964 até os acontecimentos de 1968, quando tropas militares ocuparam o campus da UnB. Naquela ocasião, prenderam e atiraram nos estudantes, sendo que 500 deles foram detidos numa quadra de esportes. A crise culmina no Ato Institucional nº 5, o AI-5, que fechou o Congresso Nacional”, relata o site da TV Brasil.

As sessões acontecem às 12 horas, no Auditório da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), localizado no 2º andar do prédio da Decania do CFCH, campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca). Entrada franca e aberto ao público.

Curadoria “UFRJ 68+50 – Histórias, memórias e verdade”

Debater os principais acontecimentos e transformações referentes ao período autoritário da ditadura civil-militar na UFRJ. Este é o objetivo da oitava curadoria do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, projeto da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). A exposição “UFRJ 1968+50 – Histórias, Memórias e Verdade” apresentará acervo iconográfico, audiovisual e impresso, da Coleção Memória UFRJ (Div. de Memória Intitucional/SIBI) e do Fundo Correio da Manhã do Arquivo Nacional sobre a UFRJ. 

Quartas de Verdade

Também será realizada a série “Quartas de Verdade”, cuja programação inclui debates, exibições de filmes e palestras com temáticas afins. Confira a programação abaixo:

12/06 – Cinema & debate - exibição do filme “O dia que durou 21 anos”, de Camilo Tavares, 2013.

26/06 – Cinema & debate - exibição do filme “Barra 68 – sem perder a ternura”, de Vladimir Carvalho, 2001.

Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza está localizado no segundo andar do prédio da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ. É um projeto institucional de integração acadêmica da Decania do CFCH e credenciado no Sistema Integrado de Museus, Arquivos e Patrimônio Cultural (Simap). Trata-se do primeiro espaço cultural da UFRJ inserido em Decania com a participação de todas as unidades deste Centro. Ele tem como objetivo promover exposições no campo das Ciências Humanas e Sociais, através da articulação com movimentos da sociedade civil, numa perspectiva transdisciplinar, sobre temas contemporâneos que articulam ensino, pesquisa e extensão. 

As atividades promovidas através deste projeto, realizadas com a participação das unidades e órgãos suplementares do CFCH e instituições parceiras, incluem seminários, rodas de conversa, debates com projeção de filmes, feira de livros, entre outras. O Espaço tem como público-alvo preferencial estudantes de escolas de educação básica das redes públicas, associações de moradores, estudantes de diferentes instituições de ensino superior, movimentos sociais, sindicatos, profissionais e gestores de políticas públicas, estando aberto à população em geral. Em suma, é um espaço formativo que potencializa as trocas entre os sujeitos e os saberes, promovendo maior integração entre a UFRJ e a sociedade.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla