Ciclo Desastres e Mudanças Climáticas: construindo uma agenda

No próximo semestre, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) organiza o ciclo de palestras “Desastres e mudanças climáticas: construindo uma agenda”. Todos os encontros serão abertos ao público e também valerão como disciplina eletiva para alunos de pós-graduação. O ciclo começa no dia 5 de agosto e uma sessão inaugural com os professores Eduardo Viveiros de Castro (PPGAS/UFRJ) e Suzana Kahn Ribeiro (COPPE/UFRJ) acontece no dia 12 de agosto.

O ciclo, que é uma iniciativa do Programa Ciência e Sociedade do CBAE, reunirá professores de diversas áreas da UFRJ para debater os diferentes aspectos das mudanças climáticas. A proposta é construir uma agenda social de enfrentamento do problema no Brasil.

As atividades são coordenadas pelos professores José Sergio Leite Lopes (PPGAS-MN/UFRJ e diretor do CBAE), Tatiana Roque (PPGEM e PPGF/UFRJ e coordenadora do FCC), Ana Luiza Coelho Neto (PPGG/UFRJ), Josué Medeiros (IFCS/UFRJ), Lise Sedrez (PPGHIS/UFRJ), Pedro Rochedo (COPPE/UFRJ) e Rodrigo Santos (PPGSA/UFRJ). Colaboram também os pesquisadores Leonardo Freitas (GEOHECO/UFRJ) e Alyne Costa (CBAE).

Desastres e mudanças climáticas: construindo uma agenda

Horários: Segundas-feiras, 17h30 a 20h30.

Local: Sede do CBAE (Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo).

Orientações para inscrição na disciplina:

Código da disciplina: CBA804

Número da turma: 10703

Nome da disciplina no SIGA: Desastres e Mudanç Climáticas

Coordenador no SIGA: Prof. José Sergio Leite Lopes

Programa:

05/08 – Apresentação do ciclo pelos coordenadores - Auditório Pedro Calmon, campus Praia Vermelha

12/08 - Sessão inaugural com os professores Eduardo Viveiros de Castro (PPGAS/UFRJ) e Suzana Kahn Ribeiro (COPPE/UFRJ) - Auditório Pedro Calmon, campus Praia Vermelha

19/08 a 02/09 - MÓDULO I: Conceitos e vocabulários em pesquisas sobre a crise climática

Roberto Schaeffer (COPPE/UFRJ)

Lise Sedrez (PPGHIS/UFRJ)

Ana Luiza Coelho Netto (PPGG/UFRJ)

09/09 a 30/09 - MÓDULO II: Riscos, desafios e impactos das alterações planetárias

José Ricardo de Almeida França (IGEO/UFRJ)

Rodrigo Santos (PPGSA/UFRJ)

Vera Huszar (Lab. Ficologia, Depto. de Botânica, Museu Nacional/UFRJ)

Debate sobre os módulos I e II

07/10 a 04/11 - MÓDULO III: Prevenção, mitigação e adaptação para os cenários mais plausíveis da crise

Joana Pereira (COPPE/UFRJ)

Carlos Eduardo Frickmann Young (INCT-PPED/UFRJ)

Tatiana Roque (PPGF/UFRJ)

Debate sobre o módulo III

11/11 - Evento de encerramento.

18 e 25/11 - Discussão dos projetos de fim de curso.

Mais informações podem ser obtidas no site do CBAE-UFRJ ou através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .