Cineclube Pedagogias da Imagem exibe "Elefante"

O Cineclube Pedagogias da Imagem realiza, no dia 20 de agosto, a exibição do filme “Elefante” (Elephant - E.U.A., 2003), de Gus Van Sant. Após a sessão, o público poderá participar da palestra “Adolescência hoje: qual o lugar para o mal-estar na escola?”, que será ministrada pela professora Cristiana Carneiro, da FE-UFRJ, doutora em Psicologia pela UFRJ e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa na Infância e na Adolescência Contemporâneas (Nipiac-UFRJ).

Sobre o filme

A primeira sessão do segundo semestre do cineclube acontece em meio à Semana de Integração da Pedagogia. O filme “Elefante”, premiado com a Palma de Ouro em Cannes - e também com o prêmio de Melhor Diretor -, remete ao massacre de Columbine e traz o cenário conflitivo entre jovens de uma escola em Portland, nos Estados Unidos. Se o conflito é constituinte, como nos diz a psicanálise, qual seu lugar na escola hoje? Como o mal-estar pode ser acolhido, ou não, pela escola?

Sobre o Cineclube

Pedagogias da Imagem é um projeto coordenado pelo SeCult - Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural da Faculdade de Educação da UFRJ, vinculado ao programa CINEAD - Cinema para Aprender e Desaprender. O projeto privilegia a relação entre cinema e pensamento, procurando instigar o público a refletir, com os filmes, sobre questões que eles suscitam e reverberam.

Serviço:

Local: Auditório Manoel Maurício de Albuquerque, prédio do CFCH (próximo ao Cópia Café), campus da Praia Vermelha (Av. Pasteur, 250, fundos, Urca).

(sujeito à lotação do auditório - capacidade de 100 lugares)

Entrada franca.

Mais informações estão disponíveis na página do evento.