Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Inscrições para o curso de extensão Direitos Territoriais e Culturais dos Povos Originários e Comunidades Quilombolas vão até o dia 26

 

Estão abertas, até o dia 26 (segunda-feira), as inscrições para o Curso de Extensão Direitos Territoriais e Culturais dos Povos Originários e Comunidades Quilombolas, promovido pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH) da UFRJ.

Objetivos

O objetivo é oferecer reflexões acerca dos direitos territoriais e culturais dos povos originários e comunidades quilombolas que são previstos na Constituição Federal de 1988. Também é meta do curso promover a avaliação das políticas públicas para os povos originários e comunidades quilombolas, especialmente as relativas à demarcação, reconhecimento e titulação de terras e aos direitos culturais de proteção à memória, ao sagrado e ao patrimônio histórico-cultural dos povos originários e quilombolas.

Aulas

O formato das aulas será de mesas temáticas, nas quais estarão presentes professores, pesquisadores e atores sociais especialistas nos temas a serem abordados. As aulas acontecem às quintas-feiras, de 5 de setembro a 7 de novembro, das 17h às 20h, no auditório do Nepp-DH, localizado no 3º andar do prédio anexo do CFCH, no campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca). 

Vagas

Serão oferecidas 60 vagas a serem preenchidas, prioritariamente, para integrantes de povos originários e comunidades quilombolas, especialistas, pesquisadores, estudantes nas temáticas do curso e defensores de direitos humanos no campo dos temas envolvidos no programa. Destas, 40 serão destinadas ao público preferencial – aos povos originários e membros das comunidades quilombolas, defensores de direitos humanos e profissionais com atuação nas áreas do curso – e 20 aos demais interessados. Serão sorteadas também 30 vagas em lista de espera, sendo 20 para o público preferencial e 10 para os demais interessados.

Inscrições

Os/as interessados/as devem se inscrever através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , informando nome, endereço, qualificação, profissão e os motivos pelos quais têm interesse em participar. 

Seleção

A seleção se dará por meio de sorteio público, que acontecerá no dia 29 de agosto. A listagem do sorteio com os(as) candidatos(as) selecionados(as) e a lista de espera estará disponível no site do NEPP-DH, no quadro de avisos localizado em frente à secretaria do NEPP-DH (3º andar do prédio anexo do CFCH no Campus Universitário da Praia Vermelha da UFRJ) e por e-mail para todos os candidatos inscritos entre os dias 29 e 31 de agosto de 2019. O(a) candidato(a) selecionado(a) que por algum motivo desistir do curso deverá entrar em contato com a coordenação através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro para que haja a possibilidade de convocação dos(as) próximos(as) candidatos(as) da lista de espera.

Certificação

Será fornecido certificado de participação do Curso de Extensão Direitos Territoriais e Culturais dos Povos Originários e Comunidades Quilombolas para aqueles que apresentarem 75% de frequência nas aulas. O certificado constará o total de 30 horas de curso e será disponibilizado na secretaria do NEPP-DH no período a ser informado aos participantes pela coordenação até o final do curso.

Mais informações

Mais informações estão disponíveis no site do NEPP-DH. Quaisquer dúvidas ou questões poderão ser estabelecidas nos meios anteriormente expostos ou pelo e-mail do curso O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Realização: UFRJ, CFCH, NEPP-DH, PPDH. Apoio: Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur – GEASur/UNIRIO.

Clique aqui para acessar o edital 

 

Programação

Abertura - Aula 1: 05/09

Tema: “Brasil e os desafios contemporâneos para assegurar os Direitos Territoriais e Culturais dos Povos Originários e das Comunidades Quilombolas”.

Palestrantes: 

Domingos Barros Nobre (IEAR/UFF) - Coordenador Pedagógico do Curso de Magistério Indígena (UFF/ SEEDUC-RJ). Doutor em Educação/UFF. 

Jaqueline Alves - Quilombo da Marambaia, RJ. 

José Urutau Guajajara - Professor de língua e cultura Tupi-Guarani (ISERJ/FAETEC). Mestre em Linguística Museu Nacional/UFRJ. 

 

Módulo I - Povos Originários.

Aula 2: 12/09/2019 “Conflitos fundiários, socioambientais e resistências por direitos nos territórios dos Povos Originários no Brasil”. 

Palestrantes:

Celso Sanchez - Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur/UNIRIO). Doutor em Educação (PUC/RJ). 

Fernanda Vieira (NEPP-DH/UFRJ) - Doutora em Ciências Sociais (CPDA/UFRRJ). 

Thales Arcoverde - Defensor Público da União. 

 

Aula 3: 19/09/2019 “Povos Originários, DHESCAs (Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais) e a atuação dos órgãos institucionais”. 

Palestrantes:

Rafael Mendonça Dias (UFF) - Doutor em Psicologia (UFF). 

Ronaldo Lobão - Faculdade de Direito (UFF). Doutor em Antropologia (UNB). 

 

Aula 4: 26/09/2019. “Demarcação das terras dos Povos Originários e a atuação do Poder Judiciário”. 

Palestrantes:

Arão da Providência Guajajara - Advogado na área do Direito Público e dos Direitos dos Povos Originários. 

 

Aula 5: 03/10/2019. “Conhecimento tradicional, proteção à memória, ao sagrado e ao patrimônio históricocultural dos Povos Originários do Brasil”. 

Palestrantes:

Izabel Missagia de Mattos (UFRRJ) - Doutora em Ciências Sociais (Unicamp). 

Nilton Santos (UFF) - Doutor em Antropologia Cultural (UFRJ). 

Korê Canela - Estudante de Licenciatura em Educação no Campo da UFFRJ. Módulo II - Comunidades Quilombolas. 

 

Módulo II - Comunidades Quilombolas

Aula 6: 10/10/2019 “Conflitos fundiários, socioambientais e resistências por direitos nos territórios das Comunidades Quilombolas”. 

Palestrantes:

Jalber Luiz da Silva - Mestre em Educação (PGEDUC/UFRRJ). Doutorando em Humanidades, Educação e Artes (UNIGRANRIO). 

Melisanda Trentin - Equipe DHESCA da Justiça Global. 

Kelly Regina Santos da Silva - Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA (UFPE). Doutoranda do IPPUR/UFRJ. 

 

Aula 7: 17/10/2019 “Comunidades Quilombolas, DHESCAs (Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais) e a atuação dos órgãos institucionais”. 

Palestrantes:

Livia Cassares - Defensora Pública do Estado do Rio e coordenadora do Núcleo Contra a Desigualdade Racial (Nucora) da DPE/RJ.

Stephanie Di Chiara Salgado (IFRJ/Pinheiral) - Mestranda em Educação (UNIRIO). 

 

Aula 8: 28/10/2019 “Poder Judiciário. Reconhecimento, demarcação e titulação de terras das Comunidades Quilombolas”. 

Palestrantes:

Aline Caldeira Lopes - Advogada. Doutora em Direito (PUC/RJ). 

Ana Cláudia Tavares (NEPP-DH/UFRJ) - Doutora em Ciências Sociais (CPDA/UFRRJ). 

 

Aula 9: 31/10/2019 “Conhecimento tradicional, proteção à memória, ao sagrado e ao patrimônio históricocultural das Comunidades Quilombolas”. 

Palestrantes:

Maria Clareth Gonçalves Reis (NEABI/UENF) - Doutora em Educação (UFF). 

Janaina Patrocínio - Responsável pela Educação Escolar Quilombola no Quilombo de Machadinha, Quissamã, RJ. 

Ione Maria do Carmo - Doutora em História (PPGH/UNIRIO). 

 

Encerramento

Aula 10: 07/11/2019 “Territórios tradicionais, mídia, violência e Direitos Humanos”. 

Palestrante: Pedro Barreto - Jornalista do SeCom/CFCH. Doutor em Comunicação (UFRJ). 

“Audiovisual, memória e Cultura Negra: resistências dos Povos Tradicionais no Brasil”. 

Palestrante: Filó Filho - Produtor Cultural (CULTNE - Acervo Digital da Cultura Negra).

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla