Cineclube Pedagogias da Imagem exibe filme sobre Nietzsche

A segunda sessão do segundo semestre do Cineclube Pedagogias da Imagem acontece na próxima terça-feira, dia 10, às 18h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque. O filme em exibição será “Nietzsche Sils Maria Rochedo De Surlej”, de Julio Bressane, Rosa Dias e Rodrigo Lima, explora, através das cartas do filósofo alemão, os lugares na região de Sils Maria, localizada nos alpes suíços, que o levaram a uma outra compreensão da filosofia.

Após a sessão será realizada a palestra “O fugitivus errans em Sils-Maria”, com a convidada Rosa Dias, doutora em Filosofia pela UFRJ e professora titular do curso de Filosofia da UERJ. Seu projeto de pesquisa atual tem como objetivo geral relacionar arte, vida e filosofia na correspondência de Nietzsche. A palestra será mediada por Bernardo Oliveira, Doutor em Filosofia pela PUC-Rio e professor da Faculdade de Educação da UFRJ.

Sobre o Cineclube

Pedagogias da Imagem é um projeto coordenado pelo SeCult - Setor de Cultura, Comunicação e Divulgação Científica e Cultural da Faculdade de Educação da UFRJ, vinculado ao programa CINEAD - Cinema para Aprender e Desaprender. O projeto privilegia a relação entre cinema e pensamento, procurando instigar o público a refletir, com os filmes, sobre questões que eles suscitam e reverberam.

Sobre o Seminário

A edição de setembro do Cineclube Pedagogias da Imagem acontece em meio à realização do V seminário do EDF, que se propõe pensar o presente da Universidade através das experimentações e invenções em curso nas pesquisas que fazemos. Algumas questões guiam a proposta: que pesquisas/experimentações estamos desenvolvendo? O que está em causa nessas pesquisas? Como elas se relacionam com a ideia da Universidade como espaço de liberdade e resistência? Que riscos enfrentamos? Que práticas devemos preservar ou inventar? O que queremos reivindicar e como podemos nos organizar?

Pedagogias da Imagem - cineclube da Faculdade de Educação da UFRJ.

Exibição de 'Nietzsche Sils Maria Rochedo De Surlej' (Brasil, 2019), de Julio Bressane, Rosa Dias e Rodrigo Lima.

Dia 10 de setembro de 2019.

Local: Auditório Manoel Maurício de Albuquerque, prédio do CFCH (próximo ao Cópia Café), campus da Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Urca.

Sujeito à lotação do auditório - capacidade de 100 lugares.

Entrada franca.

Mais informações estão disponíveis na página do evento.

Confira a programação completa do V Seminário EDF aqui.