“Luta e resistência: Um legado de Rubim Aquino”

Projeto “Compartilhando leituras”, da Decania do CFCH, promove debate em escola da rede estadual

A mais recente edição do Projeto de Extensão “Compartilhando Leituras”, realizada no dia 22 de outubro, visitou o Colégio Estadual Souza Aguiar, localizado no Centro do Rio de Janeiro.

Na ocasião, as estudantes Mariana Correia e Mariana Vieira, ambas participantes do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Proedes), vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, ministraram a palestra sobre “História, Arquivo e Educação: Caminhos que se cruzam no acervo de Rubim Santos Leão de Aquino” e realizaram uma minioficina sobre o trabalho de manutenção e preservação dos documentos desenvolvido no Programa.

Os livros do professor de História Rubim Aquino contam a história a partir da perspectiva não oficial. Sua atuação se estendia para além da escola, atuando também em sindicatos e em associação de moradores. Um momento marcante do encontro aconteceu quando uma professora da plateia revelou ter sido aluna de Aquino. “A grande importância do Aquino foi a resistência", disse emocionada, apontando os motivos de sua figura ser referência até os dias atuais.

Sobre o projeto

“Compartilhando Leituras” é um projeto de extensão da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), coordenado pelas professoras Rejane Amorim e Valdete Viana. A equipe de execução é composta por oito estudantes de graduação da UFRJ.

Agenda

O próximo evento do “Compartilhando Leituras”, acontecerá no dia 27 de novembro (quarta-feira), das 10h às 12h, no Auditório da Decania do CFCH (2º andar). O tema será “A trajetória d’O Pasquim (1969-1991): Um alternativo que se tornou empresa”, que contará com a participação da diretora da Divisão de Memória da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Andréa Queiroz.

*Texto: Ana Lucia Andrade e Rebeca Calado/Extensionistas do Projeto Compartilhando Leituras/Decania CFCH.

Foto: Lidiane Lima/Extensionistas do Projeto Compartilhando Leituras/Decania CFCH.