Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

“Luta e resistência: Um legado de Rubim Aquino”

 

Projeto “Compartilhando leituras”, da Decania do CFCH, promove debate em escola da rede estadual

A mais recente edição do Projeto de Extensão “Compartilhando Leituras”, realizada no dia 22 de outubro, visitou o Colégio Estadual Souza Aguiar, localizado no Centro do Rio de Janeiro. 

Na ocasião, as estudantes Mariana Correia e Mariana Vieira, ambas participantes do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Proedes), vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, ministraram a palestra sobre “História, Arquivo e Educação: Caminhos que se cruzam no acervo de Rubim Santos Leão de Aquino” e realizaram uma minioficina sobre o trabalho de manutenção e preservação dos documentos desenvolvido no Programa.

Os livros do professor de História Rubim Aquino contam a história a partir da perspectiva não oficial. Sua atuação se estendia para além da escola, atuando também em sindicatos e em associação de moradores. Um momento marcante do encontro aconteceu quando uma professora da plateia revelou ter sido aluna de Aquino. “A grande importância do Aquino foi a resistência", disse emocionada, apontando os motivos de sua figura ser referência até os dias atuais.

Sobre o projeto

“Compartilhando Leituras” é um projeto de extensão da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), coordenado pelas professoras Rejane Amorim e Valdete Viana. A equipe de execução é composta por oito estudantes de graduação da UFRJ.

Agenda

O próximo evento do “Compartilhando Leituras”, acontecerá no dia 27 de novembro (quarta-feira), das 10h às 12h, no Auditório da Decania do CFCH (2º andar). O tema será “A trajetória d’O Pasquim (1969-1991): Um alternativo que se tornou empresa”, que contará com a participação da diretora da Divisão de Memória da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Andréa Queiroz.

 

*Texto: Ana Lucia Andrade e Rebeca Calado/Extensionistas do Projeto Compartilhando Leituras/Decania CFCH.

Foto: Lidiane Lima/Extensionistas do Projeto Compartilhando Leituras/Decania CFCH.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla