CAp-UFRJ realiza roda de conversa sobre povos originários

O Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ realiza, nesta quarta-feira, dia 8, a roda de conversa “Povos originários: arte, comunicação e política”.

Na ocasião, estará presente a professora colombiana Andrea Forero Hurtado, da Corporación Universitaria Minuto de Dios (Colômbia) e coordenadora do grupo de trabalho (GT) Arte e Política do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso). A organização é das professoras Cristina Miranda, diretora do CAp-UFRJ, coordenadora do projeto Investigações Fotográficas, e Denise Trindade, pesquisadora em Poéticas Visuais e membra do GT Arte e Política / Clacso.

Cristina Miranda explica que atualmente há um forte movimento que luta contra o desemprego na Colômbia, protagonizado pelos povos originários. “É importante conhecer como os povos originários latino-americanos vêm protagonizando as lutas, sobretudo neste momento em que vivemos em nosso país um grande ataque aos povos indígenas, com noticias diárias de assassinatos de suas lideranças. Além disso, pensar a arte e a cultura numa perspectiva latino-americana também nos fortalece nesse momento de ataques e censura da arte e cultura no nosso país”, afirma a diretora do Cap-UFRJ.

O evento acontece, às 14 horas, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca). Aberto ao público.