Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Emerência comunitária

 

Professora Raquel Paiva, da ECO-UFRJ, recebe o título de professora emérita

Nesta quinta-feira, dia 5, às 10 horas, no Auditório Vianinha, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, será realizada a cerimônia de Emerência de Raquel Paiva de Araújo Soares, professora titular desta casa. Servidora docente da UFRJ desde 1984, Raquel Paiva é uma referência para pesquisadores de toda a América Latina nos estudos sobre Comunicação Comunitária e Teoria Crítica da Comunicação. É coordenadora do Laboratório de Estudos de Comunicação Comunitária (LECC), vinculado à ECO-UFRJ. Atualmente, desenvolve uma pesquisa sobre “Jornalismo de soluções”, em parceria com a também professora Gabriela Nora.

“É uma grande honra receber este reconhecimento dos pares. Tenho recebido mensagens de ex-alunos com quem tive o prazer de conviver, há mais de trinta anos. São tantas que, se todos vierem à cerimônia, não vai caber no auditório”, brinca Raquel Paiva, que entende o evento como algo além de uma confraternização entre amigos e familiares. “Nós, professores e servidores públicos, estamos sendo tão achincalhados atualmente, que esta Emerência tomou um vulto político. A minha história na ECO sempre teve como característica aglutinar as pessoas. Então, este título não é só meu, é de um coletivo do qual faço parte. Fico contente por estar sendo um veículo disso”, comenta a homenageada. 

Raquel Paiva enfatiza o momento em que a cerimônia será realizada. “Além de ocorrer no ano em que a UFRJ completa um século de existência, estamos no mês de março, mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, e também marca os dois anos do assassinato da (vereadora) Marielle Franco. Por tudo isso, tem um simbolismo muito grande”, destaca. 

A emérita também aponta a importância da criação de uma instância consultiva que reúna os professores eméritos da UFRJ para o debate de temas relevantes para a universidade e a sociedade. “Eu vejo que esta Reitoria está tentando dar sentido a este grupo. Fizemos uma reunião em novembro passado e todos os presentes estavam entusiasmados em contribuir com a universidade. Espero também poder ajudar nos debates que se fizerem necessários”, concluiu Raquel Paiva.

Serviço:

Cerimônia de Emerência da professora Raquel Paiva (ECO-UFRJ)

Data: quinta-feira, dia 5/3

Horário: 10 horas

Local: Auditório Vianinha (andar térreo do Palácio Universitário da Praia Vermelha - Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca).

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla