CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

>> DESTAQUES

Emerência comunitária

 

Professora Raquel Paiva, da ECO-UFRJ, recebe o título de professora emérita

Nesta quinta-feira, dia 5, às 10 horas, no Auditório Vianinha, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, será realizada a cerimônia de Emerência de Raquel Paiva de Araújo Soares, professora titular desta casa. Servidora docente da UFRJ desde 1984, Raquel Paiva é uma referência para pesquisadores de toda a América Latina nos estudos sobre Comunicação Comunitária e Teoria Crítica da Comunicação. É coordenadora do Laboratório de Estudos de Comunicação Comunitária (LECC), vinculado à ECO-UFRJ. Atualmente, desenvolve uma pesquisa sobre “Jornalismo de soluções”, em parceria com a também professora Gabriela Nora.

“É uma grande honra receber este reconhecimento dos pares. Tenho recebido mensagens de ex-alunos com quem tive o prazer de conviver, há mais de trinta anos. São tantas que, se todos vierem à cerimônia, não vai caber no auditório”, brinca Raquel Paiva, que entende o evento como algo além de uma confraternização entre amigos e familiares. “Nós, professores e servidores públicos, estamos sendo tão achincalhados atualmente, que esta Emerência tomou um vulto político. A minha história na ECO sempre teve como característica aglutinar as pessoas. Então, este título não é só meu, é de um coletivo do qual faço parte. Fico contente por estar sendo um veículo disso”, comenta a homenageada. 

Raquel Paiva enfatiza o momento em que a cerimônia será realizada. “Além de ocorrer no ano em que a UFRJ completa um século de existência, estamos no mês de março, mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, e também marca os dois anos do assassinato da (vereadora) Marielle Franco. Por tudo isso, tem um simbolismo muito grande”, destaca. 

A emérita também aponta a importância da criação de uma instância consultiva que reúna os professores eméritos da UFRJ para o debate de temas relevantes para a universidade e a sociedade. “Eu vejo que esta Reitoria está tentando dar sentido a este grupo. Fizemos uma reunião em novembro passado e todos os presentes estavam entusiasmados em contribuir com a universidade. Espero também poder ajudar nos debates que se fizerem necessários”, concluiu Raquel Paiva.

Serviço:

Cerimônia de Emerência da professora Raquel Paiva (ECO-UFRJ)

Data: quinta-feira, dia 5/3

Horário: 10 horas

Local: Auditório Vianinha (andar térreo do Palácio Universitário da Praia Vermelha - Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca).

Compartilhe este conteúdo