Boletim do CFCH é destaque em publicação dirigida a jornalistas

A edição desta semana da newsletter Jornalistas e Cia dá destaque para o Boletim Especial do CFCH – UFRJ 100 anos, editado pelo Secom/CFCH e que traz 16 artigos de autores/as vinculados/as à comunidade universitária da UFRJ.

O veículo, produzido pela jornalista Cristina Vaz de Carvalho e especializado em notícias sobre o meio jornalístico, menciona aos artigos de Marcio Tavares d´Amaral, das servidoras técnico-administrativas Fabiane Marcondes, Flavia Cherullo e da estudante Ludmilla Braga e da trabalhadora terceirizada Luciana Calixto. “Pela primeira vez, um canal formal da universidade publica um artigo como o de Luciana Calixto, (...) terceirizada da empresa contratada para limpeza. Sua presença é importante para mostrar que os trabalhadores são sujeitos de suas próprias narrativas e que também produzem conhecimento”, destaca o texto de Cristina Vaz de Carvalho. “A edição procura, assim, contemplar, com essa multiplicidade de vozes, um conjunto de reflexões que tem as marcas da inclusão e a do respeito à diversidade, características da UFRJ”, completa a jornalista.

O boletim publica ainda uma entrevista com Marcio Tavares d´Amaral, professor titular da Escola de Comunicação (ECO) e emérito da UFRJ, em que o docente fala sobre os 100 anos da UFRJ, as transformações pelas quais a ECO passou ao longo de mais de meio de existência e o papel da Educação e da Universidade nos tempos atuais. “A informação correta avalia; a que procura a verdade é uma arma de libertação. O mundo globalizado está massificado na base das opiniões, com narrativas do uso da informação pelo poder. A informação reflexiva é acadêmica, universitária. Mas, afinal, a universidade serve para quê?”, indaga o professor.

Clique aqui para acessar o boletim Jornalistas e Cia.

Clique aqui para acessar o Boletim CFCH – UFRJ 100 anos.