CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

>> DESTAQUES

Agenda da semana: JICTAC 2020 - Edição Especial

Encerra-se nesta sexta-feira, dia 27, o prazo para inscrições de trabalho na XLII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC 2020) - Edição Especial. O tradicional evento de integração acadêmica de toda a universidade acontecerá entre os dias 22 e 26 de março de 2021.  

Confira abaixo outros destaques da agenda nas unidades do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ.

23/11:

Início do prazo de inscrições para o curso online “Durban+20: racismo, reconhecimento, justiça, desenvolvimento e discriminação no Brasil”. O curso é parte de uma série de ações que analisarão a implementação dos 20 anos da Conferência Mundial de Combate ao Racismo da ONU (Conferência de Durban) e da Década Internacional das/os Afrodescendentes da ONU no Brasil. Realização: Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH). Coordenação: professor Richarlls Martins. Carga horária: 60 horas. As aulas na modalidade síncrona serão semanais, todas as terças-feiras, das 17h às 19h, com início em 1º de dezembro e término em 23 de fevereiro. Inscrições discentes: através do Siga, de 23 a 27/11. Comunidade externa: 29 e 30/11, através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Para mais informações, clique aqui.

Acontece no IFCS - Bate-papo: "Por que é errado falar que os negros escravizaram negros?". Realização: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ. Convidado: Guilherme Oliveira da Silva, historiador e mestrando em História Social da África pela Unicamp. Horário: 18h. Clique aqui para acessar a transmissão.

Dia 25/11

Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais. Debate sobre o livro "Silêncios PrEscritos", de Fernanda R. Miranda. Horário: das 18h às 20h. O grupo tem por objetivo ler e debater obras de autores e autoras, cujos temas abordam a temática das minorias. É um grupo aberto a pesquisadores da UFRJ e de outras universidades, além de estudantes e interessados na temática. Interessados devem entrar em contato através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

27/11

Última chamada para inscrições de trabalhos na JICTAC 2020 - Edição Especial. O evento tem como principal objetivo proporcionar a oportunidade para a exposição e discussão dos trabalhos de iniciação científica, tecnológica, artística e cultural desenvolvidos na UFRJ, promovendo a troca de experiências entre os alunos de graduação, de pós-graduação, professores, pesquisadores e técnicos envolvidos em atividades de pesquisa. Data de realização: de 22 a 26 de março de 2021. Clique aqui mais informações. Acesse o edital.  

Grafe convida: lançamento do livro “Educação de jovens e adultos: linguagens, alfabetizações e afetos”, de Marta Lima de Souza, professora da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ. Realização: Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa - Fórum de Ensino da Escrita (Grafe), vinculado à FE/UFRJ. Horário: 10h. Clique aqui para acessar a transmissão

Aproximações Interdisciplinares - Violência contra a mulher e as políticas públicas de enfrentamento ao racismo. Realização: Grupo de pesquisa e extensão Prevenção da Violência Sexual, vinculado à Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ. Convidadas:  Andréa Lopes, doutora e mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), graduada em Ciências Sociais pela UFRJ e professora da UFRJ; e Jussara Francisca de Assis dos Santos, doutora em Serviço Social pela UFRJ, mestre em Serviço Social pela PUC-Rio e professora da Escola de Serviço Social da UFF-Niterói. Mediação: Mariana da Costa, assistente social e membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Prevenção à Violência Sexual contra a mulher/ESS-UFRJ. Horário: 19h. Clique no link para realizar a inscrição

Compartilhe este conteúdo