Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Coletivo de Docentes Negras/os da UFRJ divulga manifesto

O Coletivo de Docentes Negras/os da UFRJ divulga manifesto, dirigido à magnífica reitora Denise Pires de Carvalho, em que reivindica dez propostas fundamentais de ações antirracistas nesta universidade.

São elas:

1 - Elaborar e aprimorar políticas e ações antirracistas na UFRJ para o seu pleno desenvolvimento institucional, com base no disposto no Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12288/2010), através da criação de uma Comissão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Políticas Antirracistas da UFRJ, vinculada ao gabinete da reitora, de modo colegiado e participativo, com representações deste Coletivo de Docentes Negras/os da UFRJ, da Câmara de Políticas Raciais e da Comissão de Coletivos Negros discentes. 

2 - Realizar mapeamentos sobre o marcador raça/etnia, para identificar a distribuição de docentes negras/os e indígenas entre as diferentes unidades da UFRJ, bem como entre seus programas de pós-graduação e entre suas políticas de financiamento à pesquisa, à extensão e à inovação.

3- Ampliar e fortalecer políticas públicas para destinar bolsas de extensão e de iniciação científica, artística e cultural para estudantes de graduação negras/os, tais como o edital PIBIC Ações Afirmativas (PIBIC-AF) no âmbito da UFRJ. 

4- Garantir o acompanhamento e a implementação do disposto na resolução Consuni nº 15/2020, que torna efetiva na UFRJ a reserva de 20% das vagas em concursos de magistério superior para negras/os, prevista pela Lei 12.990/2014.

5- Tornar obrigatória a reserva de vagas para negras/os e indígenas nos processos seletivos para ingresso de discentes em todos os programas de pós-graduação da UFRJ, tendo em vista sua importância para a formação de pessoal qualificado para a docência na universidade.

6- Constituir no âmbito da PR-2 uma comissão de acompanhamento das ações afirmativas na pós-graduação, com a participação da Comissão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Políticas Antirracistas da UFRJ, bem como realizar um levantamento institucional do perfil étnico-racial das/os pós-graduandas/os da UFRJ entre os diferentes programas e entre os diferentes centros universitários.

7- Construir e viabilizar ações de visibilização, de reconhecimento e de valorização da memória da produção acadêmica e tecnológica de docentes negras/os e indígenas da UFRJ, com exposições temporárias e permanentes em semanas de integração acadêmica, promovidas pela universidade, em museus ou em espaços físicos destinados a esse fim.

8- Demandar, nos diferentes cursos de formação de professores, a inclusão de disciplinas e conteúdos destinados a preparar as/os estudantes de licenciatura da UFRJ para implementar o artigo 26 da Lei 9394/1996, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena em todo o currículo escolar. 

9- Inserir políticas de acolhimento de saúde mental (ou as demandas reconhecidamente identificadas) para docentes negras/os e indígenas da UFRJ para garantir sua permanência na instituição.

10- Atuar de forma ativa e intencional, visando à promoção de articulação, sobretudo nos tópicos que tenham pautas em comum ao que for discutido pela Comissão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Políticas Antirracistas da UFRJ, entre essa comissão e outros grupos de trabalho, além da articulação com os colegiados superiores e com a alta administração da UFRJ.

O Coletivo é composto por docentes de diferentes níveis da carreira (titulares, associados, adjuntos, assistentes e substitutos), oriundos de todos os Centros da UFRJ (CCJE, CCMN, CCS, CFCH, CLA e CT), do Fórum de Ciência e Cultura e do Campus de Macaé, provenientes de 20 unidades da Universidade. 

Clique aqui para ler o documento na íntegra.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla