Switch to desktop

Nota de pesar em homenagem ao professor Roberto Machado

A Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ lamentam profundamente o falecimento do professor Roberto Machado, que compôs o corpo docente do Departamento de Filosofia do IFCS/UFRJ.

Leia abaixo a nota publicada pelo Departamento de Filosofia do IFCS/UFRJ:

E com imenso pesar que o Departamento de Filosofia da UFRJ recebe a notícia do falecimento do professor Roberto Machado, que uma vez compôs o corpo docente do Departamento e cerrou fileiras de alunos ao seu redor e em suas aulas. Roberto Machado é um dos maiores nomes da Filosofia Brasileira, tendo publicado vários livros sobre Nietzsche, Deleuze e Foucault, além de ter formado vários professores pelo Brasil. Sua presença transcendeu os muros acadêmicos e se espalhou por toda a intelectualidade criativa da cidade do Rio de Janeiro. Natural de Pernambuco, estabeleceu-se no Rio e fez da UFRJ sua casa. Aqueles e aquelas que tiveram o privilégio de o conhecer pessoalmente sabem que a grandeza do nome é reflexo direto da grandeza do ser humano e do pesquisador que ele foi, com um carisma que transmitia em cada palavra. Que os familiares e amigos possam achar algum conforto na certeza de que seu nome permanecera vivo entre nós.