CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Switch to desktop

>> DESTAQUES

Curso de extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos, do NEPP-DH, abre inscrições para sua 8ª edição

O Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos (MVDH) está com vagas abertas para sua oitava edição. Organizado desde 2013 pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (NEPP-DH) da UFRJ, o curso tem como proposta refletir acerca das representações de violência em seus recortes de classe, gênero e étnico-racial, assim como propor alternativas a elas. O objetivo é atuar como espaço de diálogo horizontal entre a universidade e o grande público, dando prioridade a moradores de favelas e periferias, comunicadores populares, lideranças comunitárias, integrantes de movimentos sociais e profissionais com atuação nesses territórios.

No formato de mesas temáticas e aulas expositivas, os encontros são realizados por professores, pesquisadores, ativistas e demais especialistas. Os alunos serão estimulados a refletir e debater sobre os assuntos abordados. O curso contará com 14 aulas divididas em cinco blocos temáticos, além de conferência inaugural e aula de encerramento. Com início previsto para o dia 4 de agosto e término no dia 17 de novembro, as aulas acontecerão de forma online e síncrona, às quartas-feiras, de 17h às 20h, e serão transmitidas nos canais do NEPP-DH e MVDH no YouTube.

Serão ofertadas 80 vagas no total, sendo 55 destinadas ao público prioritário mencionado acima e as outras 25 para os demais interessados. A fim de garantir acesso mais amplo ao curso, não serão aceitas inscrições de candidatos que já participaram de edições anteriores. A seleção ocorrerá através de sorteio público, a ser realizado às 14h do dia 28 de julho nos canais a serem informados. Haverá ainda uma lista de espera que contemplará 30 vagas, sendo 20 reservadas para o público prioritário. Serão atribuídos certificados de conclusão do curso aos participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência. 

A inscrição para interessados estará disponível exclusivamente de 14 de junho até 21 de julho através de formulário disponível neste link. A lista de selecionados será divulgada nos sites do NEPP-DH e do CFCH, na página do Curso de Extensão MVDH no Facebook e demais canais institucionais. 

Clique aqui para acessar o edital.

Clique aqui para realizar a inscrição.

E-mail para contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

*Bolsista Profaex do projeto do Curso de extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos

Compartilhe este conteúdo