Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

100 anos de Paulo Freire

Se vivo fosse, Paulo Reglus Neves Freire teria completado 100 anos no último dia 19. Considerado o patrono da Educação Brasileira, Freire é autor de uma obra que o coloca entre os principais teóricos da área em todo o mundo. O educador brasileiro, falecido em 1997, propunha uma pedagogia disposta a ouvir e a lidar com a realidade social. Justamente por isto, foi perseguido e preso pelo regime militar e precisou se exilar do país durante o período ditatorial.

No ano de seu centenário, diversas unidades da UFRJ estão realizando debates e homenagens a este pensador, ardoroso defensor da escola pública e do "esperançar", tão necessário nos tempos atuais. Para marcar a data, a professora Carmen Gabriel, da Faculdade de Educação (FE) e coordenadora do Complexo de Formação de Professores, publicou, na seção "Opinião" do site Conexão UFRJ, o artigo "Paulo Freire: formar professores para outros mundos possíveis", em que aponta a influência do patrono para os professores, educadores e pesquisadores desta área (clique aqui para ler).

Além disso, o Instituto Provincial de Educación Superior (Ipes), sediado em Río Grande, Provincia de Tierra del Fuego, Argentina, realiza nesta terça, dia 21, às 19h, a conferência "Perspectiva decolonial en la educación", que terá como convidados o professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, titular da FE-UFRJ e decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ e Rejane Amorim, professora associada da FE-UFRJ e coordenadora de integração acadêmica de graduação da Decania do CFCH. O evento será transmitido através do canal do Ipes no YouTube (clique aqui para acessar).

Já no dia 8 de outubro, às 10h, o Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa - Fórum de Ensino da Escrita (Grafe) -, vinculado à FE/UFRJ, promoverá o debate "A atualidade das contribuições de Paulo Freire para a Educação no campo: perspectivas e desafios". O evento contará com a participação de Débora Monteiro do Amaral, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mediação das professoras Luciene Cerdas e Rejane Amorim, ambas da FE-UFRJ. Na ocasião, será lançado o vídeo "40 anos na memória: o legado de Paulo Freire na alfabetização de adultos", produzido pelos estudantes extensionistas do Grafe/FE-UFRJ. As inscrições devem ser realizadas através do link.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla