Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Muniz Sodré completa 80 anos

Muniz Sodré de Araújo Cabral, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e titular da Escola de Comunicação (ECO), completa 80 anos neste dia 12 de janeiro.

Sodré nasceu em São Gonçalo de Campos, Bahia, em 1942. Graduou-se em Direito, em 1964, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e concluiu, em 1967, o mestrado em Sociologia da Informação e Comunicação pela Université Paris-Sorbonne e, em 1978, o doutorado em Letras (Ciência da Literatura) na UFRJ. Foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional, de 2005 a 2011. Desde outubro de 2019 ocupa a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia.

Um dos fundadores da ECO, em 1967, ele ajuda a formar profissionais de Comunicação Social há 55 anos, tendo sempre como norte o pensamento crítico e uma perspectiva transdisciplinar dessa área de conhecimento. Possui mais de 40 livros publicados, entre eles, O Monopólio da Fala (Vozes, 1982), O Terreiro e a Cidade (Vozes, 1988), A Máquina de Narciso (Cortez, 1992), A Verdade Seduzida (Francisco Alves, 1994), Claros e Escuros (Vozes, 1999), Antropológica do Espelho (Vozes, 2002), As Estratégias Sensíveis (Vozes, 2006), A Ciência do Comum (Vozes, 2014) e Pensar Nagô (Vozes, 2017). 

Sua mais recente obra é A Sociedade Incivil: Mídia, Iliberalismo e Finanças (Editora Vozes, 2021), em que aborda o tema do ódio disseminado nas redes sociais como resultado do modelo político-econômico contemporâneo. “Na relação odienta, não há amigos, apenas inimigos reciprocamente ofensivos. Essa reciprocidade ofensiva está dentro da forma social do ódio. Ela é adequada ao capitalismo financeiro, ao mercado, à política neoliberal. E o resultado disso é a sociedade incivil”, analisa Sodré, em entrevista concedida ao Setor de Comunicação (Secom) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) em 24 de abril de 2020, poucas semanas após se recuperar de 45 dias de internação devido à Covid-19. 

Clique aqui para acessar a entrevista na íntegra.

Assista também: 

Pensando a sociedade incivil: racismo, violência e mídia em tempos de pandemia

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla