Switch to desktop

CFCH apresenta novos projetos

O Pades é uma parceria entre a Faculdade de Educação (FE) e o CFCH-UFRJ e tem como objetivo “convidar os docentes do CFCH a problematizar suas práticas (pedagógicas) à luz dos conhecimentos específicos na área de Educação e, em especial, ensino”, de acordo com o Memorando 02/2011 da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1). A partir disso, uma série de ações está em desenvolvimento. Entre elas estão seminários de acolhimento aos docentes, oferecidos a cada início do período letivo, promovendo-se a inserção dos professores no âmbito da Universidade; a criação de um Curso de Extensão, oferecido de forma modular, para propiciar a formação e reflexão das práticas pedagógicas docentes, fundamentadas em estudos teóricos; a criação de uma disciplina optativa “Docência no ensino superior: desafios históricos e perspectivas atuais”, a ser ofertada pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRJ, voltada para atender o corpo docente, mestrandos e doutorandos; e a criação de espaço na página da Faculdade de Educação com os materiais produzidos e as ações propostas pelo Programa, bem como a divulgação de debates e palestras, de forma a incentivar e ampliar a participação no Programa.

De acordo com Cláudia Bokel, proponente do Pades e coordenadora de Integração Acadêmica de Graduação do CFCH, a ideia é que “essas ações sejam apenas o ponto de partida para desdobramentos a serem construídos com a participação da coordenação dos demais centros, bem como com representantes de professores e alunos, que venham a trazer suas demandas e, assim, enriquecer o Programa. Também serão convidados a integrar esse grupo de discussão representantes da Extensão e da COAA, que muito contribuirão no desenho da proposta”, afirmou.

Na próxima segunda (23/09), haverá uma reunião entre a equipe do Pades e a Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) para tratar da implantação do Programa.

CFCH em Dados

Na mesma reunião, o sociólogo Ronald Garcia apresentou a proposta do “CFCH em Dados”, que visa traçar um perfil dos novos estudantes de graduação das unidades do CFCH. Durante o encontro, Garcia falou sobre o site e solicitou aos diretores das unidades do CFCH a realização de uma pesquisa com os estudantes de graduação.

O objetivo é “levantar informações que venham a assessorar o CFCH na elaboração de propostas para o público discente”, explicou o sociólogo e um dos responsáveis pelo projeto, ao lado de Daniel Kosinski, mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

De acordo com Garcia, a ideia é que os alunos respondam a um questionário com perguntas acerca do curso, forma de ingresso na universidade, moradia, formação escolar, família, mobilidade, saúde, renda, entre outros, de forma a, através de um monitoramento regular dos dados, contribuir para a formulação de políticas institucionais de assistência estudantil.