ECO-UFRJ cria o primeiro Mestrado Profissional da área de meios digitais do país

A professora Kátia Augusta Maciel, coordenadora do curso, explica que o objetivo é acolher profissionais e estudantes de diferentes áreas de meios digitais, como games, filmes, criação musical, jornalismo digital, e-books, entre outras. “O nosso pós-graduando poderá tanto seguir a carreira profissional, atuando no mercado, empreendendo e desenvolvendo conteúdos diversos para meios digitais, como também poderá dar continuidade à formação acadêmica ingressando num Doutorado ou exercendo a docência”, esclarece a coordenadora.

Para abrigar o curso, a ECO-UFRJ está criando o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Linguagens da Comunicação (PPGTLCom-UFRJ). “O perfil do curso é de base empírico-pragmática, dirigido a profissionais de criação em meios digitais. Por isso não era possível que fosse contemplado por nenhum dos atuais programas de pós-graduação existentes na ECO”, explica Kátia A. Maciel.

A previsão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) é que sejam abertas 15 vagas para a primeira turma, já para o primeiro semestre de 2015, após aprovação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A seleção dos alunos levará em consideração “a relevância e adequação do projeto de pesquisa de base prático-teórica às linhas de pesquisa do PPGTLCom”, de acordo com a coordenadora.

* O CEPG é um dos colegiados deliberativos superiores da UFRJ. Para que o curso exista, de fato, é necessária a aprovação da Capes. Para fins de inscrições para o processo seletivo e demais informações, favor aguardar e estar atento ao site do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação da UFRJ (PPGCOM/ECO-UFRJ).