Revista do CFCH publica trabalhos da Jornada de Iniciação Científica de 2013

Leia abaixo o editorial:

“A Jornada de Iniciação Científica Artística e Cultural é um dos eventos acadêmicos mais importantes realizados na UFRJ. Trata-se de um momento singular para as trajetórias de alunos e orientadores comprometidos com a pesquisa. Acreditamos que o elevado número de participantes no nosso centro é um aspecto extremamente positivo, sobretudo por revelar o interesse progressivo da comunidade por tal atividade.

Reconhecendo que a experiência da Iniciação Científica é valiosa para a formação dos estudantes e é uma atividade gratificante para o orientador, temos buscado nas edições dos últimos anos que o foco se mantenha nestes aspectos.  Não obstante,  a preocupação de alguns participantes durante o evento tem se voltado mais para a performance nas sessões, em detrimento da apresentação da pesquisa e do diálogo acerca do que foi desenvolvido.

Diante da perspectiva de que o modelo até então adotado, com a organização de várias fases e a indicação de dez trabalhos como os ‘melhores’ do centro, estimulasse a competitividade e pouco ou nada contribuísse para a formação de orientandos que se iniciam na pesquisa, realizou-se no CFCH uma ampla reflexão sobre o tema.

Assim, em 2013, optamos por um conjunto de medidas, dentre as quais, ressaltamos a promoção de um número maior de sessões, com a limitação de seis apresentações em cada uma delas; a intensificação da integração com a extensão, com sessões concebidas em torno de eixos temáticos; a ênfase na constituição de uma equipe composta por representantes de todas as unidades acadêmicas, articuladas na Decania pelas coordenações de Graduação, Pós-graduação e Extensão, e a realização de apenas uma fase, com a indicação de um trabalho por sessão. Tais trabalhos, um total de 85, conforme amplamente divulgado na ocasião, compõem a edição que ora se apresenta.

Para nós da coordenação é com satisfação que registramos, por um lado, o fato de que a equipe da Decania (gestão 2010-2014), da qual fazíamos parte, gestou e aprimorou a proposição que tem esta publicação como um dos seus resultados. Na mesma direção, precisamos, especialmente, sublinhar o envolvimento e participação ativa de estudantes e orientadores no processo, bem como o acúmulo proporcionado pelo trabalho e, em particular, pelas avaliações apresentadas pelas coordenações das últimas jornadas do CFCH.

Por outro lado, devemos enfatizar que não pretendemos ter concebido um formato pronto e indiscutivelmente concluído! Na verdade, avaliamos que um dos méritos da experiência diz respeito à possibilidade de aprofundar a discussão de aspectos concernentes à produção do conhecimento e seu papel social, com destaque para práticas mais solidárias e menos competitivas.

Esperamos, portanto, que, como resultado dessa discussão novas e criativas alterações sejam implantadas nas próximas edições!

Por fim, aos 132 orientandos e seus respectivos orientadores, cujos trabalhos podemos encontrar nesta edição, apresentamos as nossas felicitações e desejamos crescente sucesso na vida acadêmica!”

Clique aqui para ter acesso à edição na íntegra.