Decania do CFCH lamenta a morte de estudante

O enterro acontece neste sábado (10/01), às 10h, no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju. Neste domingo (11/01), será realizada uma homenagem ao estudante no campus da Praia Vermelha, em frente à entrada da Escola de Comunicação (ECO). Professores do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ, unidade do CFCH onde Alex cursou a disciplina Prática de Ensino, estão convocando o ato, e lembram que o estudante foi um “licenciando dedicado, apaixonado pelo CAp-UFRJ”.

A Reitoria da UFRJ publicou uma nota de pesar em que presta “solidariedade à família e amigos, neste momento de dor irreparável, e pedimos justiça às autoridades competentes”. Para ler a nota na íntegra, clique aqui.

Já o Centro Acadêmico de Biologia ressaltou “a alegria, amizade, competência e proatividade” de Alex e denuncia “a insegurança que não se cala na cidade do Rio de Janeiro”. Para ler a nota na íntegra, clique aqui

Prefeitura Universitária busca providências

A Polícia investiga as circunstâncias da morte de Alex, alvejado por cinco tiros em um ponto de ônibus próximo ao campus da Praia Vermelha, após uma tentativa de roubo, na noite da última quinta-feira (08/01), quando deixava a universidade. O episódio não foi o único caso de violência registrado nos últimos meses. Em setembro e outubro de 2014, outros alunos e um professor também fizeram registros de assaltos nas imediações do campus. No segundo semestre de 2014, o prefeito da UFRJ, Ivan Carmo, esteve reunido com o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, coronel Marcio Vaz Lima, depois que uma estudante foi assediada em frente à universidade. “Saímos com o compromisso de que seriam adotadas medidas, por parte da Polícia Militar, com o objetivo de coibir esses e outros atos no entorno do campus Praia Vermelha. Como é do conhecimento de todos, não cabe à Segurança da UFRJ a manutenção de posto em logradouro público urbano. Nosso compromisso é a instalação de equipamentos de monitoramento em nossos acessos, que estenderão sua cobertura à parada de ônibus. Os equipamentos já foram adquiridos e, assim que disponibilizados pelo fornecedor, serão instalados. Encaminharei a informação ao Comandante para que adote as medidas cabíveis. Lembro que o registro da ocorrência é fundamental para que possamos contabilizar a mancha criminal na região”, disse Carmo à época.