Primeiro debate do segundo turno acontece nesta segunda na Praia Vermelha

O resultado total ponderado do primeiro turno da pesquisa eleitoral nas 120 urnas eletrônicas de toda a universidade indicou a Chapa 30, “Somos Todos UFRJ”, em primeiro lugar com 18,44% dos votos, a Chapa 20, “UFRJ autônoma, crítica e democrática”, em segundo lugar, com 15,61% e a Chapa 10 "Juntos pela UFRJ: unidade na diversidade", em terceiro, com 12,25%. Clique aqui para ver o resultado geral do primeiro turno.

Voto paritário

O processo eleitoral da UFRJ segue o princípio da ponderação paritária. No regimento, são contabilizados separadamente os votos de docentes, servidores técnico-administrativos e discentes, cujo peso final no somatório é de 1/3 para cada categoria. Assim, devido ao universo total de cada categoria, o peso dos votos de docentes têm preponderância sobre o dos técnicos que, por sua vez, têm maior peso que os votos de discentes.

Com 5.398 votos, a Chapa 30 teve 1.321 votos de docentes, 1.667 votos de técnicos-administrativos e 2.410 votos de estudantes. Totalizando 8.885 votos, com expressiva participação dos alunos (6.596), a Chapa 20 recebeu 713 votos de docentes e 1.576 de técnico-administrativos. Já a Chapa 10 totalizou 3.219 votos, sendo 931 docentes, 1.048 técnicos e 2.410 estudantes. Foram registrados, ainda, 166 votos em branco e 353 nulos.

Denise Pires, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, tem como vice-reitor o professor Walter Suemitsu, da Escola Politécnica. Roberto Leher, da Faculdade de Educação, tem como vice a professora Denise Nascimento, da Faculdade de Odontologia.

Acompanhando a apuração, Denise Pires comemorou o resultado. “Ficamos felizes por termos conseguido maioria entre o corpo permanente da universidade. Fico feliz também por ter tido a preferência dos alunos que me conhecem do Instituto de Biofísica. Os alunos são nossa razão de ser”, afirmou a candidata da Chapa 30. “Agora, no segundo turno, vai ser uma campanha propositiva. Espero que seja um debate de ideias para melhorarmos a universidade. Outras Ifes (Instituições Federais de Ensino Superior) têm avançado e nós não”, concluiu Denise Pires.

Candidato da Chapa 20, Roberto Leher também demonstrou sua satisfação por ter passado ao segundo turno da eleição. “Foi uma votação consagradora. Tivemos uma boa votação entre técnico-administrativos e professores também. Queríamos esse apoio dos estudantes e conseguimos passar nossa mensagem”, afirmou o professor. “A votação atendeu nossas expectativas. Sobretudo porque tivemos menos tempo de campanha do que as outras chapas”, concluiu Leher.

Os dias 27, 28 e 29 de abril estão reservados para campanhas e debates e as votações do segundo turno serão nos dias 4, 5 e 6 de maio, com divulgação de resultados no dia 7 do mesmo mês. No dia seguinte, a CCPS elabora uma lista tríplice, a ser enviada para o Ministério da Educação.

O Portal UFRJ segue com a cobertura completa do processo de sucessão da Reitoria e a WebTV UFRJ transmitirá os debates oficiais ao vivo, assim como a apuração dos votos.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro

A UFRJ é a maior universidade federal do Brasil, com 266 cursos de graduação e habilitações, 94 programas de mestrado acadêmico, 25 de mestrado profissional e 89 programas de doutorado. Seu corpo acadêmico é composto por 62.240 alunos, 4.036 docentes e 9.300 servidores técnico-administrativos.

A universidade possui dois campi e diversas unidades de ensino no município do Rio de Janeiro, um polo em Xerém, no município de Duque de Caxias, e um campus em Macaé, no interior do estado. Referência no ensino, na pesquisa e na extensão, a universidade se destaca nas mais diversas áreas do conhecimento.