CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Switch to desktop

>> DESTAQUES

Palácio Universitário recebe exposição sobre o Hospício Pedro II

 

O local foi escolhido por ter sido a sede do Hospício Pedro II, durante o século XIX. A exposição exibe fotografias do acervo do Instituto Philippe Pinel e do Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ, que reconstituem a arquitetura e o uso do local à época. O palácio recebeu o primeiro hospital para tratamento de pacientes psiquiátricos, a partir do decreto n° 82 de 18 de julho de 1841, assinado pelo imperador que deu nome ao estabelecimento. Entre 1852 e 1944, a casa recebeu os chamados “alienados”, que vagavam pelas ruas da então capital do Império. Entre os internos esteve o escritor Lima Barreto, que descreveu sua segunda passagem pelo local, entre dezembro de 1919 e fevereiro de 1920, em “Diário do hospício”. 

A exposição é resultado da pesquisa realizada pela equipe de Arquitetura e Projetos do FCC-UFRJ e busca atender a demandas relativas ao uso dos pátios descobertos e responder às indagações sobre os ocupantes do antigo Hospício de Pedro II. O levantamento de dados durou oito meses e apresenta aspectos da Arquitetura do monumento enquanto hospital psiquiátrico. 

O acesso à exposição se dará pela entrada principal do Instituto de Economia (IE) e da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). O Palácio Universitário está localizado no campus da Praia Vermelha da UFRJ. O endereço é Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca. A entrada é franca.

 

Com informações de Cissa Gomes, relações públicas do Fórum de Ciência e Cultura.

Compartilhe este conteúdo