IP-UFRJ informa o falecimento da professora Maria Inácia D'Ávila Neto

Segue a nota:

Comunicamos com muito pesar o falecimento, no último dia 07, da ilustre professora Titular da UFRJ, Maria Inácia D'Ávila Neto, Professora Titular deste Instituto desde 1996 e diretora no período de 1994 a 2003.

A Profª Maria Inácia trabalhou incansavelmente para elevar a qualidade de ensino e da pesquisa com dedicação, competência e produção acadêmica de grande relevância na área da Psicologia Social.

Em 1992, criou o Programa EICOS e nele trabalhou incessantemente construindo uma proposta pioneira no campo da psicologia social. Deixou um grande legado ao ensino e a pesquisa com a publicação de inúmeros trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais, foi autora de livros, orientou dezenas de mestrandos e doutorandos contribuindo com uma vasta pesquisa em sua área de atuação. Projetou com notoriedade, nacional e internacionalmente, o nome deste Instituto.

Em 1993, trabalhou para obter uma Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável, conquistando convênios com universidades e centros de pesquisas em diversos países.

Seguiremos certos que seu legado permanecerá com todos aqueles que tiveram a sorte de aprender com ela, sempre com um bom-humor crítico e necessário, presentes até mesmo nos momentos mais difíceis.

A missa de sétimo dia será realizada na próxima sexta-feira, dia 13 de novembro, às 18:30h, na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro

Diretora do Instituto de Psicologia/UFRJ