“Quartas Vermelhas” estreia com o filme “Outubro”, de Eisenstein

O auditório de 50 lugares estava lotado. Entre os convidados estavam alunos do ensino médio do Colégio Amaro Cavalcanti. A  discussão abordou os impactos da Revolução Bolchevique à época, fazendo ponte com debates contemporâneos. O público foi convidado a refletir sobre os desdobramentos de uma mudança de paradigma, com explanações sobre as profundas reformas sociais e políticas promovidas pelo acontecimento, além do papel fundamental das mulheres para a Revolução. Os debatedores levantaram ainda questões sobre o atual cenário político à luz dos ideais revolucionários.

O filme “Outubro”, de 1928, é uma celebração ao décimo aniversário da Revolução de 1917. Considerado um clássico sobre o tema, ao lado de “Encouraçado Potemkin”, do mesmo diretor, também está confirmado na programação do evento. Nesta quarta-feira, dia 10 de maio, será exibido o filme "Caparaó", de Flávio Frederico, seguido de um debate com a presença do sargento Daltro Jacques Dornellas (ex-guerrilheiro na Serra do Caparaó, exilado político e ex-deputado federal); e Esther Kuperman, doutora em História e professora de História do Colégio Pedro II.