Cineclube "Pedagogias da Imagem" exibe os filmes "O que resta de junho?" e "20 centavos"

Passados quatro anos de 2013, após a Copa do Mundo e um ano após as Olimpíadas, o Brasil se encontra hoje imerso em uma série de acontecimentos que têm impulsionado novamente a tomada das ruas, com a repetição de cenas e discursos que nos fazem lembrar a efervescência política das jornadas de junho e as disputas midiáticas em torno de seus desdobramentos. Se junho de 2013 irrompeu no Brasil como uma abertura ao pensamento, muito se deve também à potência estético-política desencadeada pelo papel estratégico do audiovisual, em diversas de suas expressões.

Por isso, aproveitando a chegada de junho de 2017, o cineclube Pedagogias da Imagem programou o ciclo Jornadas de Junho. Apresentaremos, em 30 de maio e em 20 de junho, sessões acompanhadas de palestras com filmes inspirados pelas jornadas de junho de 2013, como uma forma de lançar olhares e perspectivas contemporâneas sobre o período, estimulando o pensamento não apenas a partir das imagens, mas com as imagens, através daquilo que nelas insiste.

A primeira sessão acontecerá no dia 30 de maio, quando exibiremos o filme "O que resta de junho" (Brasil, 2016), de Carlos Leal, Diego Felipe e Vladimir Santafé, seguido da palestra "Rastros e resquícios de junho, 4 anos depois", a ser ministrada pelo jornalista e roteirista do filme, Carlos Leal, e o diretor do filme, Vladimir Santafé. Carlos Leal é doutorando em ciência da literatura na Faculdade de Letras da UFRJ, e Vladimir Santafé é mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, autor do livro "Da biopolítica dos movimentos sociais às batalhas nas edes: vozes autônomas".

O filme do mês de junho é "20 centavos" (Brasil, 2014), de Thiago Tambelli, que será seguido da palestra "O discurso da corrupção na política contemporânea", ministrada pelo professor Paulo Vaz, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.

O evento Pedagogias da Imagem, em suas edições de maio e junho, acontece no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no andar térreo da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus universitário da Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca. A entrada é franca.