CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

>> DESTAQUES

Reitor da UFRJ abre os seminários sobre a Revolução Russa no CFCH

O objetivo dos debates é refletir sobre os diferentes aspectos do processo revolucionário que influenciou os rumos do século XX. Na contemporaneidade, a questão que se coloca é de que maneira o legado daquele movimento de trabalhadores, intelectuais, artistas e demais atores sociais pode contribuir para a redefinição geopolítica no século XXI. Na parte da manhã, os professores Lincoln de Abreu Pena (UFRJ), Henrique Canary (USP), Carlos Serrano Ferreira (UFRJ) e Graziela Schneider Urso (UFRJ) debatem “A história da Revolução Russa (1917-24). À tarde, os professores Anita Leocádia Prestes (UFRJ), José Paulo Netto (UFRJ) e Carlos Addor (UFF) participam da mesa “A Revolução Russa e Brasil”. Também estão confirmados os lançamentos dos livros “A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética: artigos, atas, panfletos e ensaios”, organizado por Graziela Schneider Urso; e “Olga Benario Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo”, de Anita Leocadia Prestes.

O segundo dia de seminários acontece em 21 de junho, quando será realizada a mesa “Revolução e o mundo” e contará com a presença dos professores Marcelo Bráz (professor da Escola de Serviço Social da UFRJ), Carlos Eduardo Martins (sociólogo e professor de Economia Política Internacional da UFRJ), Eduardo Serra (pró-reitor de Graduação da UFRJ e integrante do Partido Comunista Brasileiro) e Vantuil Pereira (historiador e diretor do Nepp-DH/UFRJ). Na parte da tarde, a mesa “Perspectivas do socialismo contemporâneo” estarão presentes os professores Valério Arcary (Instituto Federal de São Paulo) e Juliano Medeiros (historiador, doutor em Ciência Política e professor da Fundação Lauro Campos).

 

A Revolução em Imagens

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) realiza, de 3 de maio a 28 de julho, o evento “Revolução em Imagens”, que consiste na exposição de fotografias e cartazes e na exibição de filmes seguida de debates sobre a Revolução Russa de 1917. No acervo estão cerca de 30 imagens impressas, e cerca de outras 50 em mídias audiovisuais, sobre o tema. O material estará em exibição no Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, localizado no 2º andar do prédio da Decania do CFCH.

São realizadas visitas guiadas com estudantes da rede estadual nos períodos da manhã e da tarde. Na programação também estão confirmados dois seminários nos dias 7 e 21 de junho com a presença de professores, pesquisadores e demais especialistas. Em todas as “Quartas Vermelhas” acontecem sessões de filmes sobre a Revolução de 1917 seguidas de debates com especialistas e o público.

Além de buscar uma troca de saberes interdisciplinares entre diversas unidades da comunidade universitária, as atividades têm essencialmente um caráter extensionista por meio da interlocução com escolas de ensino médio, movimentos sociais e entidades de classe.

Confira abaixo a programação completa abaixo:

Dia 07/06:

Mesa 1 – “A História da Revolução Russa (1917-24)”

Horário: 9h às 12h

Local: Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque

Participantes da mesa: Lincoln de Abreu Pena (historiador, doutor em História Social, professor da UFRJ e consultor político e de assuntos estratégicos de diversas instituições); Henrique Canary (mestre em História Contemporânea, professor da USP, tradutor e revisor de russo e ex-editor-chefe da Editora Sudermann), Carlos Serrano Ferreira (professor do departamento de Ciência Política da UFRJ, doutorando em Ciência Política pela Universidade de Lisboa, mestre em Ciência Política pela ULHT (Lisboa), especialista em Relações Internacionais (UCAM), cientista social pela UFF e vice-coordenador do LEHC-UFRJ) e Graziela Schneider Urso (tradutora e professora de Literatura e Cultura Russa da UFRJ).

Moderador da mesa: professor Amaury Fernandes (diretor ECO-UFRJ)

12h: Lançamento de livro: “A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética: artigos, atas, panfletos e ensaios”. Graziela Schneider Urso (org.).

Mesa 2 – “A Revolução Russa e Brasil”

Horário: 14h às 17h

Local: Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque

Participantes da Mesa: Anita Leocádia Prestes (doutora em Economia Política e em História e professora aposentada da UFRJ), José Paulo Netto (professor aposentado Escola de Serviço Social da UFRJ) e Carlos Addor (doutor em História e professor da UFF).

Moderador da mesa: professor Pedro Cláudio Cunca Bocayuva (Nepp-DH).

17h: Lançamento de livro: “Olga Benario Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo”. Autora: Anita Leocadia Prestes.

 

Dia 21/06

Mesa 1:  “Revolução e o mundo”

Horário: 9h às 12h.

Local: Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque

Participantes da Mesa: Marcelo Bráz (professor da Escola de Serviço Social da UFRJ), Carlos Eduardo Martins (sociólogo e professor de Economia Política Internacional da UFRJ e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia (LEHC) da UFRJ), Eduardo Serra (pró-reitor de Graduação da UFRJ e integrante do Partido Comunista Brasileiro) e Vantuil Pereira (historiador e diretor do Nepp-DH/UFRJ).

Coordenação da mesa: Ricardo Figueiredo de Castro (professor do IH-UFRJ).

Mesa 2: “Perspectivas do socialismo contemporâneo”

Horário: 14h às 17h

Local: Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque

Participantes da Mesa: Valério Arcary (historiador, escritor, militante político e professor aposentado do Instituto Federal de São Paulo) e Juliano Medeiros (mestre em História pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando em Ciência Política pela mesma instituição. É autor de Um mundo a ganhar - outros ensaios (Multifoco, 2013) e co-organizador de Um partido necessário - 10 anos de PSOL (Edições FLC, 2016) e 5000 dias: o Brasil na era do lulismo (Boitempo, 2017). Colabora com diversas publicações no Brasil e no exterior e atualmente compõe a Executiva Nacional do Partido Socialismo e Liberdade, como presidente da Fundação Lauro Campos. Desde fevereiro de 2015 coordena a Liderança do PSOL na Câmara dos Deputados).

Coordenação da mesa: Marco Aurélio Santana (doutor em Sociologia e Antropologia e diretor do Ifcs/UFRJ).

Local: Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque (andar térreo do prédio do CFCH)

 

Serviço:

“Revolução em Imagens”

Data: de 3 de maio a 28 de julho.

Local: Prédio da Decania do CFCH (campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ).

Aberto ao público.

Compartilhe este conteúdo