ECOfoto promove oficina de Pin Hole

Na tarde última sexta feira, dia 15, aconteceu a Oficina de “Pin Hole”, ministrada pelo fotógrafo Cícero Rabello, do Laboratório de Fotografia, Imagem e Pensamento da Central de Produção Multimídia (CPM) da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.

A atividade fez parte da programação do 7º Concurso Nacional de Fotografias da Escola de Comunicação (ECOfoto), promovido em parceria pelo Setor de Extensão da ECO e pela Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ, através do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza. O objetivo principal foi construir e utilizar uma câmera “Pin Hole” (máquina fotográfica sem lente), tendo como cenário o campus universitário da Praia Vermelha.

A oficina foi dividida em duas partes. Na primeira, os alunos construíram uma câmera com lata, caixa de papelão e papel fotossensível. A segunda consistiu em uma exploração pelo campus com o objetivo de escolher cenários para as fotografias. “Quero pegar esse ângulo. Acho que todo mundo faz foto desse corredor, então quero tirar uma com a câmera que acabei de construir. Espero que fique bom”, disse Priscila de Moraes, estudante da ECO, que escolheu o corredor do Palácio Universitário para fotografar.

“Está sendo bem interessante participar dessa experiência com fotografia artesanal. Descobri que a luz nos dá essa possibilidade de forma tão simples. Além disso, é muito bom aprender e poder compartilhar com as outras pessoas”, comentou Juan Barbosa, aluno da Geografia, que esteve no campus exclusivamente para participar da oficina.

A segunda oficina de "Pin Hole" acontece na próxima sexta-feira, dia 29. As inscrições devem ser feitas através deste link.

*Vinculada ao projeto do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza.