CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Switch to desktop

>> DESTAQUES

Professor José Paulo Netto recebe a Medalha Pedro Ernesto

O professor José Paulo Netto, emérito da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ, recebe, no próximo dia 7 (terça-feira), a Medalha Pedro Ernesto, a maior comenda da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia será realizada às 18h30, no Auditório Pedro Calmon, localizado no segundo andar do Palácio Universitário da Praia Vermelha.

A iniciativa é do vereador Renato Cinco, do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), em celebração à obra do acadêmico e aos 100 anos da Revolução Russa. Além do homenageado, estarão presentes Ivan Pinheiro, do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Marilda Iamamoto, professora titular da ESS-UFRJ, Mauro Iasi, professor da ESS-UFRJ, Milton Temer, jornalista, dirigente do Psol-RJ e ex-deputado federal, e Renato Cinco. “Pretendemos reverenciar uma personalidade que, ao longo de décadas, tem contribuído de forma decisiva com a formação de gerações de assistentes sociais e ativistas, com o desenvolvimento do pensamento social brasileiro e com as lutas em defesa da democracia e da justiça social”, afirma Renato Cinco, em publicação na página do evento na rede social Facebook.  

Biografia

José Paulo Netto nasceu em 1947, em Minas Gerais. Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1969, doutorou-se também em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1990. Além disso, é Doutor honoris causa pela Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN). 

É Professor Titular da Escola de Serviço Social e Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiências docentes na área do Serviço Social (Brasil, Portugal, América Latina), tematizando os fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos do Serviço Social, suas relações com as ciências sociais e o marxismo.

Traduziu obras de Marx, Engels e de autores marxistas e preparou antologias de Marx-Engels e Lukács. Publicou, entre outros livros, Capitalismo e reificação (Ciências Humanas, 1981), Democracia e transição socialista (Oficina de Livros, 1990), Ditadura e Serviço Social (Cortez, 1990), Marxismo impenitente (Cortez, 2004) e, em coautoria com Marcelo Braz, Economia política: uma introdução crítica (Cortez, 2006). 

Na melhor tradição do pensamento crítico, sempre buscou compatibilizar sua produção teórica com o engajamento na batalha das ideias de seu tempo. Assim, há anos é militante comunista, sendo filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Serviço

Data: 7 de novembro (terça-feira)

Hora: 18h30

Local: Auditório Pedro Calmon da UFRJ (Campus da Praia Vermelha)

 

*Com informações do Mandato do vereador Renato Cinco (Psol-RJ).

Foto: Marco Fernandes - CoordCom/UFRJ.

Compartilhe este conteúdo