5 anos do Setor de Comunicação do CFCH

Em janeiro de 2013, durante a gestão do professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, iniciamos o projeto de construção do Setor de Comunicação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. A proposta era viabilizar canais de comunicação entre a Decania deste centro, a comunidade universitária e o público externo, através da divulgação das atividades realizadas pelas unidades que fazem parte dele (Colégio de Aplicação, Escola de Comunicação, Escola de Educação Infantil, Escola de Serviço Social, Faculdade de Educação, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de História, Instituto de Psicologia e Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos), suas pesquisas e reflexões.

O Setor ampliou-se e consolidou-se durante a gestão da professora Lilia Guimarães Pougy. Neste período, foi criado o Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, que possibilitou a realização de exposições e eventos no espaço localizado no 2o andar do prédio da Decania.

Contudo, construir um discurso contra hegemônico e difundir o pensamento produzido na área das Ciências Humanas e Sociais, certamente, é um desafio e tanto, que enfrentamos diariamente, principalmente no momento atual de nosso país. Somem-se a isso, as dificuldades enfrentadas na universidade pública brasileira, seu subfinanciamento, sua carência de recursos, estrutura física etc. Mas acreditamos que o trabalho que desenvolvemos é de enorme relevância para a sociedade em que vivemos e ele se faz cada vez mais necessário. Nossa proposta se coaduna com a construção de uma política de Comunicação para a UFRJ, discussão que se desenvolve desde 2015 entre profissionais de comunicação desta universidade e que já resultou em cinco debates, com a participação de professores, jornalistas, estudantes e demais profissionais que atuam na área dentro e fora da UFRJ.

Por esses motivos, convidamos a todas e todos a visitar os nossos canais na internet e nas redes sociais, avaliá-los, enviar sugestões e nos ajudar a construir ideias, propostas e soluções melhores para que possamos avançar gradual e continuamente. São eles:

Site do CFCH

Setor de Comunicação do CFCH.