Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Revista Metaxy publica seu segundo número

Chamadas de artigos para a terceira edição já estão abertas

Já está no ar o segundo número da Revista Metaxy, editada pelo Programa de Pós-Graduação de Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH) do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH). A publicação apresenta como tema central “Gênero, diversidade sexual e os direitos humanos: subjetividades e políticas no século XXI”.

Os artigos, ensaios, entrevista e resenha mostram novos olhares e estudos que evidenciam o pensar sobre gênero, diversidade sexual e sua articulação política na proposição dos Direitos Humanos no Brasil de maneira ampliada e interdisciplinar, tomando como questão central os debates que envolvem a sexualidade. Além de análises críticas sobre gênero, sexo, sexualidade, identidade, raça, e corpo, a revista conta com dois ensaios – um de Daniel Borrillo sobre a jurisprudência europeia dos direitos fundamentais dos gays e lésbicas; outro de Joel Birman, resultado de uma palestra dada por ele, que enfoca o fascismo. Ainda há uma entrevista com a senadora uruguaia Constanza Moreira sobre os avanços do direito à diferença e uma resenha o livro de Berenice Bento, “Transviad@s: gênero, sexualidade e direitos humanos”.

Número 3

O tema da terceira edição será “E/Imigrações e Refúgios” e os artigos devem ser publicados até o dia 31 de julho. Além de textos sobre o tema deste edital, a revista está aberta para publicação de  temas livres que envolva a temática sobre movimentos sociais e Direitos Humanos de maneira mais geral. Os artigos deverão ser encaminhados para avaliação até o dia 31 de julho de 2018, pelo Portal da Revista Metaxy. Serão aceitos apenas artigos de autores com titulação mínima de doutor(a), com ou sem co-autoria. A publicação está prevista para setembro. 

Sobre o tema

Texto publicado no Portal da Revista Metaxy sobre o número 3:

"No Brasil existe uma nova legislação sobre imigração e isto suscita um debate a respeito. Faz-se necessário tomar posições para falar do lugar e do contexto de e/imigração e refúgios. Esse é um momento propício para fazer circular a palavra, traçar novos mapas, avaliar posições, medir distâncias, confrontar ideias, assumir os novos horizontes dos estudos imigratórios, avaliando a história na formação das mentalidades sociais. Precisamos analisar antagonismos e contradições presentes no contexto mundial dos deslocamentos. Sobretudo discutirmos políticas públicas em vez de ações assistencialistas e fragmentadas para lidar com esta temática. Textos que adotem uma perspectiva crítica na temática são bem-vindos."

Clique aqui para acessar a Revista Metaxy.

Imagem: "Olhares e vigilâncias", de Ricardo Rezende. Obra gentilmente cedida. Todos os direitos autorais reservados.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla