CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

>> DESTAQUES

Migrações e refúgio: especialistas analisam conflito na Síria

Na tarde da última quarta-feira (06/06), durante a série “Quartas em movimento”, aconteceu a mesa “Guerra na Síria e seus refugiados”, como parte da programação da curadoria “Migrações e Refúgio: Presença, História e desafios no Rio de Janeiro”, que conta com a realização de mesas de debates, rodas de conversa, exibição de filmes e lançamento de livros e demais atividades culturais sobre o tema. Os eventos fazem parte do projeto do Espaço de Memória Jessie Jane Vieira de Souza, vinculado à decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). 

A mesa foi composta pela professora Gisele Fonseca, da UFF; Miriam Abduche, da UFRJ; e Miriam Alves, da UFF, especialistas no estudo sobre migrações e a questão da Síria. O tema foi apresentado no contexto geopolítico, explicitando os movimentos e conflitos internacionais. Miriam Alves ressaltou a importância de entender a crise política também como histórica, fruto das políticas imperialistas na região, e salientou a importância do debate público sobre a militarização dos conflitos no país. 

Miriam Abduche, professora do CAp-UFRJ, destacou a fala de uma refugiada síria, que compreende a guerra na Síria não como uma questão religiosa, mas sim econômica. A professora destacou a divulgação negativa na mídia sobre aquele país e toda a repercussão causada. Ela apresentou fotos da destruição causada pelas guerras, enfatizando a importância de valorizar a cultura, identidade, religião e política sírias, mostrando como tudo isso foi retirado dos indivíduos que ali vivam.

 

*Matheus de Paula, bolsista do projeto projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, da Decania do CFCH.

 

Compartilhe este conteúdo